1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 365 anos
  4. Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias concluem curso técnico do Programa Mais Saúde com Agente em Santarém
Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias concluem curso técnico do Programa Mais Saúde com Agente em Santarém Autor: Caio Lobato/ CCOM

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias concluem curso técnico do Programa Mais Saúde com Agente em Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Solenidade realizada nesta sexta-feira (26) celebrou a formação de ACSs e ACEs e reforçou o compromisso com a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública.

Na tarde desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a solenidade de conclusão dos Cursos Técnicos do Programa Mais Saúde com Agente, celebrando a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. A cerimônia reuniu autoridades, profissionais da saúde, familiares e convidados para marcar o encerramento de uma importante etapa de qualificação voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e integrou a programação comemorativa pelo aniversário de Santarém.

Durante o evento, o prefeito destacou que a busca constante pelo aperfeiçoamento profissional é essencial para garantir serviços públicos de qualidade. “Investir na capacitação dos nossos agentes é investir diretamente na saúde da população. São profissionais que estão diariamente em contato com as famílias, levando orientação, prevenção e cuidado, e merecem todas as oportunidades de crescimento e qualificação para desempenhar esse trabalho com ainda mais excelência”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressaltou que iniciativas como o Programa Mais Saúde com Agente fortalecem a atuação das equipes e demonstram a importância das parcerias institucionais. “Essa formação representa um avanço significativo para a saúde pública, resultado da união entre diferentes instituições comprometidas com a qualificação dos profissionais. Os ACSs e ACEs têm um papel indispensável na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na aproximação entre os serviços de saúde e a comunidade”, destacou.

Para a preceptora Silvia Farias, a capacitação valoriza ainda mais profissionais que já exercem uma função estratégica no cotidiano do município. “Os agentes são o primeiro contato de muitas famílias com o sistema de saúde. Eles conhecem a realidade de cada território, identificam necessidades e ajudam a construir políticas públicas mais eficientes. Qualificá-los é fortalecer toda a rede de atenção básica”, enfatizou.

Representando os concluintes, a formanda Kelly Brito agradeceu pela oportunidade de participar do programa e destacou o significado da conquista. “Hoje celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o reconhecimento do nosso compromisso com a população. Somos gratos por essa oportunidade de aprendizado, que certamente fará diferença no nosso trabalho diário e no atendimento prestado às comunidades”, declarou.

Instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria GM/MS nº 2.304, de 12 de dezembro de 2023, o Programa Mais Saúde com Agente é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em todo o país, a iniciativa alcançou 5.218 municípios, com mais de 144 mil estudantes matriculados, consolidando-se como uma das maiores ações de qualificação voltadas aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias.

Em Santarém, a conclusão dos cursos representa mais um passo no fortalecimento da atenção primária e da vigilância em saúde, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais e com a oferta de um atendimento cada vez mais qualificado à população. Ao integrar as comemorações pelo aniversário do município, a solenidade também simbolizou o investimento contínuo da gestão no desenvolvimento dos servidores e na melhoria dos serviços prestados aos santarenos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.