3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: seminário aborda desafios e soluções em relação às mudanças climáticas no município e na Amazônia
Santarém 363 anos: seminário aborda desafios e soluções em relação às mudanças climáticas no município e na Amazônia Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Samuel Alvarenga
Evento contou com a participação de todos os atores diretamente envolvidos nas discussões.

A crescente preocupação com os rumos provocados pelas mudanças climáticas foi discutida nesta quinta-feira, 20, no II seminário sobre o assunto, com o tema: Santarém em clima de soluções: desafios e perspectivas para um futuro resiliente. Além das discussões, durante o evento, que contou com a participação de autoridades, estudantes, representantes de instituições de ensino superior e a sociedade em geral, foi lançada a cartilha Arborização Urbana: guia prático de ações.

Ao longo do dia foram explanados os riscos ambientais e a adaptação climática em Santarém; a emergência climática no contexto regional; os impactos potenciais da mudança climática na Amazônia Brasileira; o programa Brasil Sustentável, Desenvolvimento Local e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o papel transformador da Assembleia Legislativa no enfrentamento das mudanças climáticas no estado do Pará.

"Estamos sempre dialogando com todos os atores que têm responsabilidade com a temática do meio ambiente. A participação e o engajamento da sociedade é extremamente importante", ressalta João Paiva, secretário municipal de Meio Ambiente.

Cartilha

Durante o evento, foi lançado o Guia Prático da Arborização Urbana. A cartilha foi pensada e escrita por um Grupo de Trabalho (GT) formado pelo Centro Universitário da Amazônia - Unama (Carla Luciane Bentes Nogueira - engenheira florestal), Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa (Everton Cristo de Almeida - engenheiro florestal), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Suelem Silva dos Santos - bióloga, Márcia Sabrina Lima de Aguiar- gestora ambiental e Isla Carol Marialva Camargo - bióloga) e GT Alter do Chão - Tamara Habib Saré - arquiteta e urbanista.