3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Escola Ester Ferreira, no Vitória Régia, é reformada e ampliada
Santarém 363 anos: Escola Ester Ferreira, no Vitória Régia, é reformada e ampliada Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Instituição atende mais de 700 alunos.

A 18ª obra da educação, de um total de 53, da programação de aniversário dos 363 anos de Santarém foi inaugurada nesta segunda-feira, 17. A comitiva do prefeito Nélio Aguiar esteve no bairro Vitória Régia, entregando, reformada e ampliada, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ester Ferreira.

O educandário foi inaugurado oficialmente em 27 de março de 1983. Entre outras obras, a escola passa a contar com o 6º ano, além de adequação de bloco administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de AEE, readequação de bloco de serviço, 4 salas de aula ampliadas em bloco existente e outras 4 salas construídas, com sala de informática, além da reforma geral. Para isso, foram investidos R$ 3.210.004,81

Atualmente, a instituição atende 741 alunos em 27 turmas, nos turnos matutino e vespertino. Estando autorizada a funcionar nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, com alunos do pré-escolar ao 6º ano.

A gestora, professora Maria Aurizeide, afirmou que com a reforma e ampliação a escola, agora, tem como atender a demanda de alunos.

"É um momento muito festivo, de agradecimento. Hoje a nossa escola tem como atender a demanda do nosso bairro, dos bairros vizinhos. Está uma escola muito bonita e organizada. Há muito tempo a gente já aguardava por essa ampliação e reforma e hoje estamos celebrando essa conquista e nós temos muito que agradecer a Deus, ao governo municipal, aos pais, alunos e professores que desenvolvem um trabalho de excelência”, disse a gestora.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, celebrou o avanço com o advento do 6º ano.

"Temos muito o que celebrar. Uma dessas conquistas é que a partir desse ano já podemos contar com o 6º ano. Durante todos esses anos, nossos alunos chegavam no 5º ano e precisavam sair para se matricular no ensino fundamental maior em outras escolas. E este ano, os alunos permaneceram no sexto ano na escola Ester Ferreira e isso foi um grande avanço. De forma paulatina, terão todo o ensino fundamental".

O prefeito Nélio Aguiar destacou que, além dos avanços na educação, o bairro receberá em breve outras conquistas, como o asfalto, por exemplo.

"Estamos entregando hoje a escola com mais de R$ 3 milhões em investimentos, ficou muito bonita, aconchegante, em breve deve ganhar também salas climatizadas e para melhorar ainda mais, o asfalto tá vindo lá do Ipanema, vai passar aqui também, na frente da escola, o asfalto vai chegar, aí vocês vão ajudar a manter a escola limpa e assim, juntos, vamos construindo uma Santarém melhor para todos".

Acompanharam a comitiva os vereadores Josafá Gonçalves e Erasmo Maia, os secretários Emir Aguiar (Semg), Paulo Jesus (Semad), Eliziário Bastos (Semtur), Joacir Noronha (Semdec) e ainda o coordenador do NTTS, José Maria Lira e Alberto Portela, Chefe de Gabinete.