3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: primeiro Centro de Educação Infantil do município é entregue novamente à comunidade, reformado e ampliado
Santarém 363 anos: primeiro Centro de Educação Infantil do município é entregue novamente à comunidade, reformado e ampliado Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A instituição atende, atualmente, 252 crianças. O investimento da Prefeitura foi de mais de R$ 800 mil.

Fundado em 24 de dezembro de 2012 como uma nova alternativa de gestão para a política pública de educação infantil no município de Santarém, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire acaba de ser reformado, ampliado e entregue nesta segunda-feira (3) pelo prefeito Nélio Aguiar.

Em cerimônia realizada no próprio Cemei, a programação contou com a presença de autoridades como a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a secretária de Educação, Maria José Maia, o ex-deputado estadual José Maria Tapajós, os vereadores Ronan Liberal Jr., Erasmo Maia e Alba leal, os secretários Paulo Jesus (Administração), Eliziário Bastos (Turismo) e Josilene Pinto (Finanças) e ainda o padre Sidney Canto, convidado para dar uma benção especial às novas instalações do Centro Infantil.

A instituição atende, atualmente, 252 crianças de 1 ano e 2 meses a 5 anos, oferecendo Berçário II, Maternal I e II, e Pré-escolar I e II. Recebeu reforma e ampliação, ganhando mais duas salas e adaptação de outras duas, totalizando agora 12 de referência, além de reforma geral. Um investimento de R$ 881.624,15.

Além disso, o Cemei já conta com uma estrutura dispondo de bloco administrativo com sala de coordenação, pedagógico e administrativo, refeitório, área de lazer, dois parquinhos, salas dos professores, Afroteca, 10 banheiros infantis e 6 banheiros adultos, uma cozinha com depósito de alimentos e limpeza e um roupeiro.

"Ganhamos um prédio ampliado com readaptação de algumas salas e construções, bloco administrativo revitalizado, espaços do parquinho voltados a pré-escola, berçário e maternal, daremos mais ênfase com apoio dos servidores na metodologia que já vivenciamos. Agora, temos um ambiente educativo, digno do compromisso que todos têm com a educação ofertada para as nossas crianças. Que nossas crianças aqui matriculadas possam brincar se preparando para a vida. Recebemos com muita alegria e certeza de acolher bem as famílias que até então estavam também ansiosas por esta retomada das atividades”, disse, satisfeita a coordenadora do Cemei, professora Geonilce Miranda.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva destacou que a educação infantil, hoje em Santarém, é referência no estado e após a reforma, o Centro, que atende 6 turmas da educação integral, poderá até mesmo ampliar as matrículas.

"O Centro Educacional de Educação Infantil Paulo Freire foi o primeiro centro construído aqui na cidade, atende quase 300 alunos, com seis turmas de educação integral, que também passaram quase um ano em locais insalubres, em casa alugada, e algumas turmas também sendo atendidas na Escola de Artes. O Centro Paulo Freire foi totalmente reconstruído, ampliado, hoje a gente pode ampliar as matrículas e assim atender melhor as famílias. São seis turmas integrais, dando possibilidade para muitas mães de família trabalharem fora deixando as crianças aos cuidados dos nossos profissionais, e o mais importante é que a educação infantil, hoje em Santarém, é referência no estado tanto da estrutura física quanto da estrutura pedagógica”, frisou a titular da pasta da Educação.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que, ao assumir o governo, Santarém contava com apenas um Centro Infantil, exatamente o Paulo Freire. Hoje, são 35 Centros e 11 Unidades de Educação Infantil.

"Paulo Freire sempre foi, desde o seu começo, uma referência na educação infantil. Quando assumimos o governo só tinha um Cemei, que era exatamente o Paulo Freire, fizemos 35, hoje temos 36. Hoje temos grandes centros de educação infantil por todo o município. Se a gente for no São José, no Tabocal, em Alter do Chão, no Curuai, em vários bairros de Santarém hoje tem Cemei. São avanços que a gente está realizando na educação infantil, com salas de aulas climatizadas, brinquedos, temos alimentação, quatro alimentações por dia, enfim, conseguimos oferecer um conforto bem maior para as nossas crianças e eu fico muito feliz pelos avanços na educação infantil”, completou o prefeito Nélio.

Mais Educação para Santarém

Fundado em dezembro de 2012 e tendo começado suas atividades em 19 de março de 2013, o Cemei Paulo Freire foi a 8ª obra na área da educação entregue esse ano pela gestão Nélio Aguiar na programação do aniversário de Santarém, a 1ª Unidade de Educação Infantil do ano.