3. Santarém 363 anos
  4. Santarém, 363 Anos: Personalidades recebem a Medalha Padre João Felipe Bettendorf ao som da Orquestra Filarmônica de Santarém
Santarém, 363 Anos: Personalidades recebem a Medalha Padre João Felipe Bettendorf ao som da Orquestra Filarmônica de Santarém Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
A honraria, a maior concedida pelo município, foi entregue pelo prefeito Nélio Aguiar

Na noite deste sábado, 22 de junho, Santarém comemorou seus 363 anos com uma cerimônia inesquecível. O evento, realizado na Casa de Cultura, celebrou a entrega da prestigiosa Medalha Padre João Felipe Bettendorf a seis personalidades que se destacaram por suas contribuições excepcionais ao município. A honraria, a maior concedida pelo município, entregue pelo prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama Celsa Brito, homenageia aqueles que, através de seu trabalho e dedicação, ajudam a construir um futuro melhor para nossa cidade.

A cerimônia aconteceu na Casa de Cultura e foi aberta à população em geral, além de ser transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura. O vereador Carlos Martins representou o Poder Legislativo.

Durante a cerimônia, os presentes foram agraciados com uma programação cultural rica e emocionante, que incluiu apresentações musicais de renomados artistas locais. Sob a regência dos talentosos maestros Jordan Williams e Rafael Brito, a participação mais que especial da Orquestra Filarmônica de Santarém foi um espetáculo.

Os seis agraciados com a Medalha Padre João Felipe Bettendorf desta noite foram:

David Pereira de Sousa: Por suas significativas contribuições à educação e ao serviço público, especialmente na implementação do ensino fundamental em comunidades rurais.

Tarcísio Morais da Costa: Coronel da Polícia Militar, reconhecido por sua liderança e compromisso com a segurança pública.

Vinicius Pinto Savino: Médico cirurgião, cuja dedicação ao SUS e à saúde da população de Santarém é exemplar.

Washington Alves Gomes: Pastor da Assembleia de Deus, notável por sua liderança espiritual e assistência social.

Monique Melo Marinho da Paixão: Educadora musical, contribuindo para a cultura e a educação artística em Santarém.

Emir Machado de Aguiar: Ex-vereador e atual secretário municipal, com uma carreira dedicada ao serviço público e ao desenvolvimento de políticas públicas.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância das contribuições dos homenageados para o desenvolvimento de Santarém: “Este é um momento de grande alegria e orgulho para nossa cidade. A Medalha Padre João Felipe Bettendorf representa o reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação daqueles que ajudam a construir um futuro melhor para todos nós. Parabenizo cada um dos homenageados por suas realizações e por seu amor a Santarém.”

Em nome dos homenageados, Emir Machado de Aguiar expressou sua gratidão e refletiu sobre a importância do reconhecimento: “Receber esta honraria é uma grande responsabilidade e um enorme privilégio. Estamos todos profundamente gratos pelo reconhecimento de nosso trabalho e dedicamos esta medalha a todos os cidadãos de Santarém, que são a verdadeira força motriz de nossas ações.”

Adson Wender, secretário de Cultura, destacou a importância de celebrar nossa cultura e homenagear aqueles que contribuem para o desenvolvimento de Santarém: “Este evento é uma grande celebração da nossa identidade cultural e do trabalho incansável de pessoas que dedicam suas vidas ao crescimento e ao bem-estar de nossa cidade. As apresentações desta noite mostraram a riqueza e a diversidade de nossa cultura, reforçando o orgulho de sermos santarenos.”

Conquistas e Obras

Além da cerimônia de homenagem, O prefeito Nélio Aguiar lembrou que a cidade recebe nesta programação de aniversário mais de 160 obras e ações entregues à população, incluindo novas creches, ruas pavimentadas, campos iluminados, ginásios poliesportivos e o Mirante do Saubal. Essas realizações refletem o compromisso da administração municipal com o progresso e o bem-estar de Santarém.

A noite foi coroada com apresentações musicais emocionantes que capturaram a essência cultural da cidade, destacando o talento de nossos artistas e celebrando a rica herança cultural de Santarém.

Programação Musical:

1. Igapó