3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: no Maicá, Prefeitura entrega a pavimentação da Rua São Cristóvão
Santarém 363 anos: no Maicá, Prefeitura entrega a pavimentação da Rua São Cristóvão Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Ao todo, 480 metros da via foram entregues no perímetro entre a Avenida Dom Frederico Costa e a Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA 370).

A entrega da via aconteceu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (31) e contou com a presença de moradores e da comunidade escolar da Escola Municipal Haroldo Veloso, que fica as margens da rua São Cristóvão. O investimento da Prefeitura é R$ 1.062.356,55.

Além da pavimentação, a Rua São Cristóvão recebeu serviços de terraplanagem, implantação de meio-fio e calçada com piso tátil, além da sinalização horizontal e vertical. Patrícia Macedo é moradora da via e fez questão de participar do momento de inauguração.

"Para mim é uma alegria muito grande poder pisar nesse asfalto na porta da minha casa. Aqui antes, nessa época inclusive, ninguém conseguia sair de casa porque era muita lama e quando não era lama era poeira. Agora parece que estamos vivendo um sonho, de ter o asfalto na nossa rua", disse, emocionada a moradora.

O prefeito Nélio Aguiar reafirmou o compromisso de continuar levando infraestrutura ao bairro.

"Quando assumimos a gestão o Maicá já era um bairro. Porém, um bairro aonde não havia um metro de asfalto a não ser a PA 370 e o nosso compromisso foi de trazer melhorias para cá. Hoje estamos inaugurando a São Cristóvão e em breve estaremos inaugurando a tão sonhada Dom Frederico Costa. Sabemos que há outras vias que também precisam do asfalto e não vamos medir esforços para inaugurar mais vias aqui no Maicá", destacou Nélio.

Daniel Simões, secretário municipal de Infraestrutura, afirma que no planejamento da pasta não bastava, apenas, pavimentar a Dom Frederico.

"Era preciso pavimentar, também, as vias de acesso à Dom Frederico. Diante de inúmeros pedidos de vereadores e da própria população junto ao prefeito Nélio, colocamos em nosso cronograma a Rua São Cristóvão, que inclusive antes era uma das ruas que mais recebia água no período do inverno", informou Simões.

A obra faz parte de um convênio onde há outras 19 vias para pavimentação, totalizando a extensão de 13.188 metros, onde boa parte dessas ruas serão inauguradas na programação de aniversário de Santarém.

Além do prefeito Nélio e do secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, a inauguração contou com a presença do ex-deputado estadual, José Mariaa Tapajós, dos secretários Jean Murilo (Semurb), Bruno Costa (Semap), Maria José Maia (Semed) e Esequiel Aquino (Semjel) e os vereadores Elielton Lira e Josafá Gonçalves.