3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: no bairro Nova Vitória, Escola Frei Juvenal é reformada e ampliada
Santarém 363 anos: no bairro Nova Vitória, Escola Frei Juvenal é reformada e ampliada Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O educandário foi reformado e ampliado com mais uma sala de aula e todo o bloco administrativo. Um investimento de R$ 1,3 milhão.

Caminhando para 21 anos de atividades na educação do município, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Juvenal, localizada na Rua São Marcos, no bairro Nova Vitória, foi reformada, ampliada e entregue à comunidade, nesta quinta-feira (13), pelo prefeito Nélio Aguiar. Foi a 13ª de um total de 53 obras na área da educação que serão entregues, dentro da programação dos 363 anos de Santarém.

Inaugurada em 24 de outubro de 2003 como anexo da Escola Raimunda de Lira Maia, a escola recebeu reforma e foi ampliada com mais uma sala de aula, além de adaptação de bloco administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores e remodelação de bloco de serviço. Um investimento de R$ 1.309.010,19.

Atualmente, atende 195 alunos, divididos em 8 turmas nos turnos matutino e vespertino, funcionando nas modalidades de educação infantil e fundamental I, com alunos do pré I ao 5º ano.

"Eu não poderia deixar de agradecer a Deus por esse momento maravilhoso que nós estamos aqui reunidos para celebrar a vitória. Esta conquista é de muitos anos atrás. Por várias vezes, o Conselho Escolar da Escola Frei Juvenal esteve na Semed, pedindo a reforma e, para nós, hoje, é uma grande satisfação receber a escola reformada e ampliada”, lembrou a gestora, Maria Edna Silva Tavares.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, ressaltou que houve uma grande mudança na escola, após a reforma e ampliação.

“Agradecer ao nosso prefeito por esse olhar atento para com a educação, essa escola precisava realmente de uma reforma. Quem viu a escola antes e como está agora, com novas salas, todas climatizadas, todo bloco administrativo renovado, enfim, a ideia é que o ensino melhore sobremaneira”.

O prefeito Nélio Aguiar destacou o compromisso de governar para todos.

"Quando assumimos o governo, nós prometemos governar para todos e estamos mostrando que os moradores lá do bairro da Aldeia, onde eu moro, lá da área central, no bairro da Santa Clara, esses moradores que recebem a atenção especial da prefeitura lá, a mesma atenção merecem os mesmos moradores também aqui do Nova Vitória, do Maracanã 1, do Maracanã 2 e Elcione Barbalho, esses mesmo moradores também têm direito à escola, têm direito à escola nova, têm direito à creche, têm direito à UBS, têm direito a investimento da prefeitura de Santarém. É isso que a gente vem fazendo com aquele olhar atento ao povo".

Prestigiaram a cerimônia, os vereadores Erasmo Maia, Biga Kalahare e Alexandre Maduro, o ex-deputado estadual José Maria Tapajós, os secretários Celsa Brito (Semtras), Paulo Jesus (Semad), Emir Aguiar (Semg), Jean Murilo (Semurb), Ney Queiroz (SMT), Josilene Pinto (Sefin), Esequiel Aquino (Semjel), o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, além de Josiel Colares (enfermeiro-chefe do SAMU).