3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Missa Mocoronga é celebrada com agradecimentos às conquistas para a Pérola do Tapajós
Santarém 363 anos: Missa Mocoronga é celebrada com agradecimentos às conquistas para a Pérola do Tapajós Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A celebração foi realizada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição.

A tradicional Missa Mocoronga aconteceu neste sábado, 22, no dia do aniversário de Santarém, celebrada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo diocesano Dom Irineu Roman e concelebrada pelos padres Ruy Barbosa, Sidney Canto e Alessandro Miranda. Foi momento de agradecimento à Deus por mais um ano de trabalho e muitas conquistas para a população da Pérola do Tapajós.

O arcebispo Dom Irineu falou sobre a alegria de estar mais uma vez à frente da celebração.

"Pra mim é uma alegria poder estar aqui nesses 363 anos de Santarém, poder comemorar com as autoridades e toda sua população de gente trabalhadora e acolhedora. Por isso, eu quero saudar o prefeito municipal, doutor Nélio Aguiar, a sua esposa, a primeira-dama, a senhora Celsa, Câmara de Vereadores, secretários, secretárias e todos os colaboradores e colaboradoras públicos da prefeitura e dos orgãos municipais nesta data tão especial. Deus abençoe Santarém, Deus abençoe todos os cidadãos e cidadãs".

A 1ª leitura foi proclamada pela secretária municipal de Finanças Josilene Pinto. A Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca conduziu a celebração com cantos religiosos e canções da "terra".

Ao final da celebração, aconteceu a apresentação do canto coral dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santana, regidos por Marcelo Pimentel, em seguida o tradicional "Parabéns".

A titular da Semtras, Celsa Brito, agradeceu ao senhor Gilmar Pastana, proprietário da Panificadora Massabor, que mais uma vez doou um belíssimo bolo de aniversário.

"Nas nossas vidas o mais importante é agradecer por tudo o que vivemos e este ano temos muito o que agradecer. A gestão está desde o fim de maio entregando muitas obras para a população e vamos continuar até o último dia da nossa missão agradecendo a Deus por termos buscado dar nosso melhor por uma Santarém mais linda".

O prefeito Nélio Aguiar destacou as conquistas e lembrou, emocionado, que esta é a última celebração no cargo de prefeito.

"Pois é, já são oito anos da minha vida comemorando com o nosso povo o aniversário de Santarém. É sempre uma alegria, sempre uma emoção muito grande. A gente procura trabalhar o tempo todo para quando chega esse período, o aniversário de Santarém. Não só nesse período, mas esse período é mais especial. A gente poder estar dando presentes para Santarém, muitas obras transformando a vida das pessoas. Transformando Santarém em uma cidade cada vez melhor para se viver, cada vez melhor para se comemorar. Estruturando melhor a nossa cidade, deixando a nossa Pérola do Tapajós mais bonita ainda. Santarém é sempre muita emoção, muito amor, apaixonante. Para quem nasce aqui, tudo isso é para quem nasce aqui. Quem vem também de outros estados ou até vem de outros países, se encanta com Santarém. É uma terra realmente cheia de encantos, de destino, de beleza, de um povo maravilhoso. A gente fica muito feliz pela união que a gente tem com o governador, com as autoridades construídas, eleitas pelo povo, trabalhando para a Santarém. É uma verdadeira união".

Esta foi a segunda vez na história dos 363 anos que a celebração acontece com a presença de um ministro de Estado.

"Aqui é o aniversário da cidade de Santarém, 363 anos, ao lado de tantos amigos aqui do prefeito Nélio, do meu querido ex-deputado, Zé Maria Tapajós, e também trazendo boas notícias, um presente para a cidade, a Avenida Tapajós, a Avenida Diamantino. Estou muito feliz em vir em Santarém, com sua beleza abençoada, de participar agora aqui da missa, pedindo a Deus para que continuemos avançando e ele nos protegendo. Temos aqui essa paixão da nossa família por Santarém, isso aí que vem desde lá do meu pai, da minha mãe, e a gente aqui está dando sequência aqui, nesse carinho que o povo de Santarém e que tem com todos nós", disse o paraense e ministro das Cidades, Jader Filho.

Além da comunidade, participaram da Missa Mocoronga, secretários municipais, vereadores, autoridades estaduais e federais, militares e civis.