3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Maestro Wilson Fonseca é a primeira escola entregue na programação de aniversário da Pérola do Tapajós
Santarém 363 anos: Maestro Wilson Fonseca é a primeira escola entregue na programação de aniversário da Pérola do Tapajós Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário que atende cerca de 380 alunos foi reformado e ampliado com recursos superiores a R$2milhões

Com direito a poema, paródia, louvor e a participação especial da Banda Sinfônica do Maestro que dá nome ao educandário foi entregue no final da tarde desta segunda-feira (27) a reforma e ampliação da escola municipal Maestro Wilson Fonseca, no bairro São Cristóvão.

Com 380 alunos em 14 turmas, nos turnos matutino e vespertino e nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental o prédio escolar recebeu reforma e ampliação ganhando mais um pavilhão com 4 salas de aulas, um pavilhão administrativo com sala da diretoria, secretaria, sala de informática, auditório, biblioteca, sala de professores e sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para isso, foram investidos mais de R$2 milhões de reais (R$2.136.397,41).

O prefeito Nélio Aguiar esteve acompanhado do secretário regional de Governo do Baixo Amazonas João Pingarilho, secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva, vereadores Josafá Gonçalves, Erasmo Maia, Alexandre Maduro e Ronan Liberal Jr, secretários de Governo Elisiário Bastos (Turismo), Paulo Jesus (Administração), Emir Aguiar (Governo), Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer), José Maria Lira (NTTS).

A gestora professora Waldenicy Helena Tales comemorou a reforma e ampliação da escola que, segundo ela, vai possibilitar uma melhor educação para todos.

“Momento de gratidão, a Deus, primeiramente, à essa gestão do município, ao nosso prefeito Nélio Aguiar e a nossa secretária, que foram incansáveis na realização desse sonho, que não é só meu, mas de todos, de que forma que esse novo prédio vai contribuir numa melhor educação para os alunos porque a demanda de criança é muito grande, graças a Deus, e aqui a gente tem capacidade para mais de 400 alunos, e, agora, eles não precisam ir para outra escola, lá para o centro, por exemplo, porque a escola vai superar a necessidade para que eles terminem o ensino fundamental aqui mesmo”, completou a gestora.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, comentou sobre a maratona de obras a serem entregues nos próximos dias, 53 só na educação.

“Nós iniciamos hoje essa maratona de entrega de obras pela Escola Wilson Fonseca. São 53 obras só na área da educação. Na verdade, são obras prontas já, porque nós temos mais de 100 obras em execução, mas para nós é uma alegria muito grande poder estar fazendo essas entregas tanto nas escolas da zona urbana quanto da zona rural. Costumo dizer que a estrutura física contribui sobremaneira para um trabalho juntando a coordenação pedagógica, a estrutura pedagógica, a responsabilidade de cada profissional da educação. Tenho certeza absoluta de que a nossa educação cresce e se torna de qualidade, juntando esses dois eixos principais na nossa educação”, afirmou Maia.

De acordo com a Secretária, a maratona de entrega de obras iniciou hoje e seguirá até a primeira semana de julho, tanto na zona urbana como nas mais longínquas comunidades localizadas na região de rios, por exemplo.

O prefeito Nélio Aguiar, recebido com uma grande festa pelos alunos, destacou que cuidar das crianças hoje é garantir o futuro amanhã.

“A gente sabe que cuidar delas (crianças) hoje, é garantir o futuro, é garantir o amanhã pra elas, e essa garantia não se dá de outra forma, a não ser, principalmente, através da educação, por isso, no nosso governo é prioridade máxima os investimentos na educação. Aqui, investimos mais de R$ 2 milhões, mas tem muito mais escolas e mais investimentos pela frente, serão 41 dias de entregas de obras para celebrar os 363 anos de nossa cidade”, pontuou o gestor.

Mais educação para Santarém

Nesta terça (28), a comitiva do prefeito Nélio entregará mais duas escolas, São Francisco, às 08h no bairro da Floresta e Sérgio Henn, às 17h, na Matinha.