3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: reformada e ampliada, Prefeitura entrega à comunidade a Escola Rosineide Fonseca Vieira
Santarém 363 anos: reformada e ampliada, Prefeitura entrega à comunidade a Escola Rosineide Fonseca Vieira Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário atende aproximadamente 400 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

Em cerimônia realizada no final da tarde desta sexta-feira (31), o prefeito Nélio Aguiar e comitiva entregaram, reformada e ampliada, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosineide Fonseca Vieira, localizada no bairro Diamantino.

Inaugurada em 17 de março de 1986, a instituição atende hoje 389 alunos com 15 turmas da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

As obras contaram com readequação de salas administrativas com secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de AEE e sala pedagógica, adequação de salas de aula e reforma geral. Um investimento no valor de R$ 1.179.101,41.

A gestora Regiane Michele comentou sobre essa grande conquista para o educandário.

“Nós nos sentimos realizados com mais essa conquista para cá, para nossa escola, era um sonho de muito tempo. Nós ficamos muito felizes porque realizamos o grande sonho que foi a construção do poço, que nós não tínhamos água na escola. Por mais de dez anos nós ficamos dependendo de outros pra que a gente pudesse ter o abastecimento de água. E hoje sim é só alegria de comemorar toda essa conquista e ver que está sendo investido na área da educação. E a gente fica muito feliz por isso".

Maria José Maia, titular da pasta de Educação, reiterou que a obra beneficia diretamente quase 400 alunos.

"Graças a Deus tivemos a oportunidade de fazer a reforma, a ampliação e deixar nossas crianças bem mais acomodadas. E aqui a próxima fase da escola vai ser a climatização porque é a tendência agora devido ao nosso clima gente, pretendemos climatizar todas as escolas, aqui não foi dessa vez, mas a escola recebeu uma ampliação, um laboratório totalmente completo, a sala do AIE, o espaço de recreação, enfim, nós estamos muito felizes e a comunidade muito mais ainda por receber essa melhoria na estrutura física. Eu tenho certeza que a melhoria da qualidade de ensino também virá".

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que durante a programação de aniversário de Santarém serão mais de 50 obras entregues, somente na educação.

"Essa já é a terceira obra entregue hoje de um total de 53 que vamos entregar nesse mês é isso só é possível porque fazemos uma gestão responsável com o recurso da educação. É por isso que a gente deu um grande salto da educação, valorizando os profissionais, pagando o salário em dia até o dia 25 de cada mês, pagando o precatório, pagando a progressão vertical, pagando o PCCR, pagando tudo que é direito dos nossos profissionais da educação. E tem mais uma coisa, mais uma boa notícia. Como aniversário de Santarém já é dia 22 de junho, e eu quero que vocês possam comemorar junto comigo, com muita alegria, a data e nós já autorizamos o pagamento desse mês, o salário e o 13º, vai ser dia 21 de junho”, confirmou o gestor.

Ao final da solenidade, as crianças apresentaram uma coreografia ao som de Aquarela do cantor e compositor Toquinho. Ainda teve uma apresentação solo de Melissa Leal, de 7 anos, que interpretou a música da cantora Jamile, Conquistando o impossível.

Acompanharam a comitiva a secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira dama, Celsa Brito, o ex-deputado estadual José Maria Tapajós, os vereadores Alba Leal, Erasmo Maia e Ronan Liberal Jr. e os secretários Eliziario Bastos (Semtur) e Esequiel Aquino (Semjel).

Mais educação para Santarém

Nesta segunda-feira (3), o prefeito entregará mais duas obras da educação: Escola General Rubens Ludwig (08h) e o Cemei Paulo Freire (10h), ambas no Jardim Santarém.