A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Profª. Nazaré Demétrio Mussi, localizada no bairro Mararu e inaugurada no dia 27 de março de 1983, está de “cara nova". Após ampliação e ampla reforma, incluindo o ginásio esportivo, a escola foi entregue nesta sexta-feira (31) pelo prefeito Nélio Aguiar e comitiva.
Demétrio Mussi, que no último dia 27 de março, completou 41 anos de fundação, atende 491 alunos, distribuídos em 18 turmas, nos turnos matutino e vespertino, funcionando nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, com alunos do pré-escolar I e II ao 9° ano do ensino fundamental.
Ao longo desses mais de 40 anos nunca havia sido reformada. Ganhou reforma e ampliação, com salas de aula climatizadas em bloco existente, ampliação de depósito, adaptação de bloco de serviço e reforma geral incluindo o ginásio. Um investimento no valor de R$ 2.609.644,95.
Agradecida, a professora Jakeline de Andrade Brito, gestora do educandário, afirmou que a comunidade aguardava, ansiosa, pelas obras.
“A comunidade precisava disso, dessa reforma, dessa ampliação. A nossa escola cresceu, tem mais dependências, os nossos funcionários estão super satisfeitos com o resultado e agora a gente vai poder desenvolver um trabalho melhor. É só gratidão a tudo que nós temos recebido aqui por essa administração pública do doutor Nélio Aguiar. Nós estamos realizando um grande sonho, não só da escola, com os nossos funcionários e alunos, mas, também, de toda a comunidade”, afirmou a gestora.
A titular da pasta da Educação, Maria José Maia da Silva, comentou sobre a obra.
“Aqui a comunidade Mararu recebe uma escola totalmente reformada, ampliada, com a sala de música para retomar o projeto de música na escola e, além da escola, também a reforma do ginásio aqui da comunidade. Então, de fato, nós estamos muito felizes com esse grande crescimento da estrutura física, que vai possibilitar melhor qualidade na nossa educação desse bairro”, afirmou.
O projeto de música na escola, citado pela secretária, é coordenado pelo professor Isonilson Silva. Ele fez duas apresentações durante a programação, uma ao lado da aluna Ana Vitória e outra, solo instrumental com a música Bondade de Deus.
Além da entrega da escola, o prefeito Nélio Aguiar informou que a rua em frente à escola - Costa e Silva - receberá pavimentação.
"Além da escola reformada e ampliada, o meu povo do Mararu, também, vai ganhar a pavimentação da Costa e Silva, o asfalto vai passar aqui na frente da escola, na frente da UBS, na frente da associação, na frente do nosso ginásio e na frente de muitas casas e moradores daqui. A gente dá um avanço com o asfalto chegando, também, durante o nosso governo aqui no Mararu. Isso só é possível com a parceria do governador Helder, do ex-deputado José Maria Tapajós, do nosso deputado federal Henderson Pinto, porque é assim que a gente governa, a gente não faz nada sozinho, a gente tem feito muito por Santarém e isso é resultado de um equilíbrio fiscal, de fazer uma gestão dos recursos públicos e quando a gente administra corretamente o recurso público o dinheiro aparece, as obras aparecem, os investimentos aparecem”, finalizou o gestor.
A comitiva contou com a presença da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o ex-deputado estadual José Maria Tapajós, os vereadores Elielton Lira, Erasmo Maia, Ronan Liberal Jr. e Sergio Pereira, além dos secretários Bruno Costa (Semap), Esequiel Aquino (Semjel), Joao Paiva (Semma) e Jean Murilo (Semurb).
Mais educação para Santarém
Ainda hoje, a comitiva do prefeito Nélio estará no bairro Diamantino onde entregará a Escola Rosineide Fonseca reformada e ampliada. Na próxima segunda-feira (3), o prefeito entregará mais duas obras: Escola General Rubens Ludwig (08h) e o Cemei Paulo Freire (10h), ambas no Jardim Santarém.
Galeria