3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Nova Ambulância vai agilizar atendimentos de urgência e emergência no Planalto Santareno
Santarém 363 anos: Nova Ambulância vai agilizar atendimentos de urgência e emergência no Planalto Santareno Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
O veículo vai melhorar os serviços de saúde para aproximadamente 11 comunidades da região, garantindo o transporte de pacientes com mais rapidez e eficiência

A celebração dos 363 anos de Santarém continua presenteando a população com obras, novos equipamentos e a ampliação de serviços por toda a cidade. Na tarde de sexta-feira, 7, a comunidade do Tabocal, localizada no Planalto Santareno, recebeu uma ambulância que irá melhorar os serviços de saúde para aproximadamente 15 mil pessoas de 11 comunidades da região, proporcionando maior agilidade nos atendimentos de urgência e emergência. O veículo 4x4, modelo S10, foi adquirido por uma emenda parlamentar do senador Zequinha Marinho, no valor de R$ 304.000,00.

"Estamos muito orgulhosos de entregar esta ambulância, que representa um grande avanço na assistência médica para as 11 comunidades e 15 mil pessoas no Planalto Santareno. Este é mais um passo importante para garantir que todos os nossos cidadãos tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados de saúde que merecem. A saúde é uma prioridade em nossa gestão, e continuaremos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida de todos os santarenos," disse o prefeito Nélio Aguiar.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Narjara Dantas, pontua a importância da entrega do veículo para a comunidade.

“É uma grande satisfação, como secretária, iniciar o mandato entregando uma ambulância à comunidade do Tabocal. Esta comunidade depende desse transporte para agilizar o atendimento de pacientes que precisam de cuidados especializados, tanto na UPA quanto no Hospital Municipal. Foi gratificante ver a alegria da comunidade ao receber a ambulância e o carinho com que fomos recebidos na unidade. Sabemos o quanto este veículo vai salvar vidas, proporcionando um transporte adequado e rápido para os pacientes que necessitam.”

O coordenador de Transporte da Semsa, Vanilson Lira, destaca que o veículo no local vai dar mais celeridade aos atendimentos de urgência.

“O transporte é de extrema necessidade para as regiões mais distantes da área urbana. A comunidade do Tabocal está situada a 18 km da zona urbana de Santarém. Portanto, uma ambulância da base do SAMU na cidade leva tempo para chegar ao local e, em situações de emergência, tempo é vida. Ter um transporte disponível na comunidade permitirá uma resposta mais rápida às situações de urgência e emergência. Assim, esse recurso será de grande importância na assistência à saúde das comunidades da região do planalto.”