3. Santarém 363 anos
  4. Santarém 363 anos: Amparo celebra reforma e ampliação da Escola Santa Luzia
Santarém 363 anos: Amparo celebra reforma e ampliação da Escola Santa Luzia Autor: Agência Santarém

Santarém 363 anos: Amparo celebra reforma e ampliação da Escola Santa Luzia

Ronnie Dantas
Educandário com 40 anos de atividades recebeu investimento de R$ 1,8 milhão.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 17, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva entregaram, reformada e ampliada, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Luzia, localizada no bairro Amparo. Inaugurada em 14 de março de 1984, a escola com 40 anos de atividades foi ampliada com adaptação de bloco administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores, sala do AEE, sala pedagógica, sala de informática e sala de ciências. Também ganhou ampliação de bloco de serviço incluindo biblioteca e depósito, além da reforma geral da escola.  Um investimento de R$ 1.855.845,04. Foi a 17ª de um total de 53 obras que serão entregues só na área da educação em 41 dias de programação do aniversário de Santarém.

Santa Luzia atende 342 alunos em 15 turmas, nos turnos matutino e vespertino, funcionando nas modalidades educação infantil e ensino fundamental, com alunos do pré-escolar ao 5º ano.

A gestora Elcilene Sousa da Silva destacou o sentimento de alegria e gratidão pela nova escola.

"A escola está completando 40 anos e ganhando essa reforma e ampliação com salas climatizadas. É maravilhoso, eu não tenho nem palavras de tanta alegria, a nossa responsabilidade aumenta, junto com a dos alunos", salientou.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, lembrou algumas conquistas da educação na Zona Oeste da cidade, em especial na chamada grande área do Santarenzinho.

"Só nessa grande área já entregamos o Cemei do Santarenzinho, Cemei Ruinaldo, Cemei São Cristóvão, Escola Eilah Gentil, quadra da Escola Dom Lino, Escola Wilson Fonseca, Escola Ubaldo Correa [que será inaugurada], Escola Maria das Graças Lima, no Salvação, juntamente com o Cemei Francisca Saldanha, reforma e quadra da Escola União Libertadora e agora, reforma e ampliação da Escola Santa Luzia. São muitas conquistas e nós parabenizamos a comunidade escolar, a todos os nossos alunos do pré ao 5º ano que agora terão um local muito mais aconchegante para vocês estarem e aprenderem um pouco mais".

A grande área do Santarenzinho deu um salto em relação aos investimentos da Prefeitura.

“O maior investimento de todos os bairros foi aqui, na grande área do Santarenzinho, que chegou em torno de R$ 35 milhões em pavimentação e drenagem e hoje estamos entregando essa bela escola, reformada e ampliada com quase R$ 2 milhões de recursos e assim garantimos uma educação de qualidade para os nossos alunos”, lembrou o prefeito Nélio Aguiar.

Acompanharam a comitiva os vereadores Josafá Gonçalves, Alba Leal, Ronan Liberal Jr., Gerlande Castro, Alexandre Maduro e Erasmo Maia, os secretários Emir Aguiar (Semg), Josilene Pinto (Sefin), Paulo Jesus (Semad), Eliziário Bastos (Semtur) e ainda o coordenador do NTTS, José Maria Lira, e o ex-vereador David Pereira.