3. Santarém 363 anos
  4. Santarém, 363 anos: Comunidade escolar recebe nova Escola Indígena Wapurum Tip na Aldeia Açaizal
Santarém, 363 anos: Comunidade escolar recebe nova Escola Indígena Wapurum Tip na Aldeia Açaizal   Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Fundada em 1970 e reconhecida como escola indígena em 2009

Em uma cerimônia realizada no início da noite desta segunda-feira, o prefeito Nélio Aguiar entregou a nova Escola Indígena Wapurum Tip, localizada na Aldeia Açaizal, território Munduruku, na região do planalto santareno na rodovia Curuá-Una. Esta é a 12ª de um total de 53 obras na área da Educação a serem inauguradas dentro da programação dos 363 anos de Santarém.

Fundada em 1970 e reconhecida como escola indígena em 2009, a Escola Indígena Wapurum Tip tornou-se escola polo em 2011. A instituição atende à educação infantil e ao ensino fundamental do 1º ao 9º ano, além de alunos do ensino médio modular indígena - SOMEI. A escola é matriz de outras três escolas anexas: São Francisco, na Aldeia São Francisco da Cavada, Santa Helena, na Aldeia Amparador, e São Francisco, na Aldeia São Pedro do Palhão.

A nova escola foi construída seguindo a arquitetura indígena e inclui um bloco administrativo, um bloco de serviço com cozinha e banheiros, e quatro salas de aula, conforme as reivindicações dos indígenas do território Munduruku do Planalto. A obra, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu um investimento de R$ 1.220.721,76.

O prefeito Nélio Aguiar esteve acompanhado de lideranças comunitárias locais, dos vereadores Erasmo Maia, Ronan Liberal, Professor Josafá, Junior Tapajós, e dos secretários municipais Maria José Maia (Educação), Emir Aguiar (Governo), Bruno Costa (Agricultura), Paulo Jesus (Administração), Eliziário Bastos (Turismo), Joacy Noronha (Planejamento) e Elis Silvia Correa Rebelo (Coord. Produção Familiar).

Durante a cerimônia, o diretor da escola, Elias Morais da Silva, destacou a importância da nova estrutura: "Esta escola representa um grande avanço para nossa comunidade. Com instalações modernas e adequadas, poderemos oferecer uma educação de maior qualidade, respeitando nossas tradições e cultura."

A secretária de Educação, Maria José Maia, reforçou o compromisso da administração municipal com a educação indígena: "Estamos empenhados em garantir que todas as nossas crianças tenham acesso a uma educação digna e inclusiva. A nova Escola Indígena Wapurum Tip é um marco desse compromisso e da valorização da cultura Munduruku."

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou o valor da obra para a comunidade: "A entrega desta escola é um reconhecimento do valor e da importância dos povos indígenas de nossa região. Investir em educação é investir no futuro, e estamos dedicados a proporcionar as melhores condições para que nossas crianças possam aprender e crescer em um ambiente que respeita e valoriza suas raízes."

A inauguração da Escola Indígena Wapurum Tip é um passo significativo para a integração da educação e da cultura indígena, refletindo o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento e a valorização das comunidades locais.