3. Santarém 362 anos
  4. Usina da Paz de Santarém vai ofertar mais de 80 serviços gratuitos e dinamizar a política de assistência social
Usina da Paz de Santarém vai ofertar mais de 80 serviços gratuitos e dinamizar a política de assistência social Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Ordem de Serviço assinada pelo governador Helder Barbalho autoriza o início da construção em área anexa ao Residencial Salvação.

O aniversário de 362 anos de Santarém foi marcado pela assinatura da Ordem de Serviço por parte do governador Helder Barbalho para a construção da Usina da Paz, a primeira na região do Baixo Amazonas. A Usina de Santarém seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Comitiva vistoria áreas para instalação da Usina da Paz em Santarém

Reunião define áreas para construção da Usina da Paz em Santarém

"Que felicidade poder, no dia do aniversário de Santarém, iniciar as obras da Usina da Paz. Esse projeto fantástico, um equipamento público de cidadania que trará a transformação social para esta região da cidade, trazendo a experiência que tem dado certo onde já implantado e fazendo com que a cidadania seja o caminho para redução da criminalidade. É isto que a Usina da Paz se propõe”, informou o governador Helder Barbalho.

Helder Barbalho: "Equipamento que trará a transformação social para a cidade".

A localização estratégica da Usina da Paz será em um terreno doado pela Prefeitura de Santarém, situado na Avenida Pirelli, próximo à Rodovia Fernando Guilhon. A responsabilidade pelas obras ficará a cargo da empresa Alcoa, por meio de um termo de cooperação.

Edna Mara, moradora de Santarém desde que nasceu, expressou sua felicidade com o anúncio. "Estamos ansiosos para que a Usina da Paz seja construída o mais rápido possível. Essa iniciativa vai trazer melhorias em diversas áreas e ajudar a combater a violência em nossa cidade. É uma conquista para todos nós”, pontuou.

A Usina da Paz seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão oferecidas uma ampla variedade de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Essa iniciativa visa atender não apenas a população de Santarém, mas também dos municípios vizinhos, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos.

Usina da Paz será construída em área anexa ao Residencial Salvação.

Diversos serviços interdisciplinares serão disponibilizados, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante destacar que todos esses serviços serão oferecidos de forma gratuita, visando ampliar o acesso da população aos cuidados essenciais.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra vai dinamizar a assistência social no município. Ele relembra que é mais um pedido atendido pelo governador Helder que vai beneficiar a população.

"A Usina da Paz nasce fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santarém, mais um pedido ao governador Helder que nos atendeu de imediato. Nossa solicitação foi realizada logo que o projeto nasceu e felizmente foi atendida, sendo a primeira da região do Baixo Amazonas. A Usina será um marco dentro da nossa política de assistência social, que avançou bastante nesses últimos anos. Ganha toda a população santarena”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

Nélio Aguiar: "Usina será um marco para nossa política de assistência social".

A expectativa é que a construção da Usina da Paz traga não apenas melhorias nos serviços oferecidos, mas também uma mudança positiva na qualidade de vida dos moradores de Santarém e região. Com a entrega desse complexo multifuncional, a cidade dá um passo importante rumo ao progresso e ao fortalecimento da cidadania.

Além dos benefícios diretos para os moradores, a chegada da Usina da Paz também promete impulsionar a economia local. A construção do complexo multifuncional irá gerar empregos na região, movimentar o comércio e estimular o turismo, uma vez que Santarém se tornará um polo de referência para a prestação de serviços públicos de qualidade.

Usinas da Paz

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.  São mais de 80 serviços gratuitos, além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, à inclusão social e ao fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:

1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
5. Tecnologia e inclusão digital.
6. Meio ambiente e sustentabilidade.
7. Mediação de conflitos e prevenção à violência.

Com informações da Agência Pará de Notícias