3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente
Santarém 362 anos: Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente

Neysle Magalhães
Programações alusivas à data serão realizadas até o mês de julho.

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Santarém. A programação, que se estende até o mês de julho, é proposta pela Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), e de Educação (Semed), com a parceria da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CipAmb), Ibama, cooperativas de reciclagem e instituições públicas e privadas.

Também participaram da programação de abertura alunos da Escola Municipal Padre João Felipe Bettendorf, que em uma dinâmica animada apreenderam e debateram sobre o tema.

“Nosso objetivo é trabalhar a base, trabalhar as crianças para que a gente tenha um futuro muito mais comprometido com essa causa tão importante que é o meio ambiente”, destacou Raimunda Ferreira, coordenadora da Escola do Parque.

Este ano, a programação traz como tema: combate à poluição plástica, fazendo uma reflexão sobre o uso sustentável desse material.

Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos. Desse total, apenas 10% é reciclado.

“Essa data é muito importante pra gente porque, além do policiamento extensivo que fazemos diariamente, a CipAmb está empenhada através de projetos ambientais. É muito importante trabalhar a base, e é isso que fazemos todos os dias”, destacou Capitão Furtado, comandante da 1ª CipAmb.

O evento, também, contou com palestras sobre o projeto Arborizar Santarém e a apresentação dos resultados da pesquisa de balneabilidade realizada em janeiro deste ano.

A Semana do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho e foi criada no Brasil pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, instituído pela ONU.

“Hoje comemoramos mundialmente o dia do meio ambiente e o município faz o lançamento e a abertura dessa semana, trazendo essa abordagem do plástico dentro de uma vasta programação que terá workshops, palestras, plantios de mudas e outras atividades. É importante refletir o tema e conscientizar a população de que precisamos do apoio de todos para ter um meio mais saudável”, destacou João Paiva, secretário de meio ambiente.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que a data é, também, um exercício à cidadania. "Nada melhor do que começar a Semana do Meio Ambiente junto aos nossos alunos, porque eles são os principais agentes de transformação na sociedade em que vivemos. O poder público faz sua parte para garantir uma cidade mais limpa, garantindo, também, a execução das políticas públicas na área do meio ambiente, mas nossa juventude é essencial para levar a boa informação e contribuir com as boas práticas".