3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: histórico e tradicional campo do D.E.R. recebe nova iluminação
Santarém 362 anos: histórico e tradicional campo do D.E.R. recebe nova iluminação Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
São 18 refletores de alta potência que vão melhorar a qualidade da prática esportiva e cultural.

A história do futebol e das famosas peladas de Santarém passam pelo tradicional campo do D.E.R, localizado no coração do bairro da Prainha. Por isso, a Prefeitura não poderia deixar de incluir essa importante praça esportiva de fora das comemorações de seus 362 anos. Para celebrar esse momento, o campo ganhou, na noite dessa terça-feira, 27, um novo sistema de projeção em Led, com 18 refletores.

A história do campo de D.E.R mistura-se com a do esporte santareno. Fundado em 1970, poucos foram os incentivos públicos ao espaço, localizado na Avenida Dom Frederico Costa. Porém, essa situação vem mudando desde o ano de 2017, segundo conta o ilustre morador e futebolista da Prainha, o conhecido Pelé.

“Eu lembro muito bem que pra jogar bola aqui tínhamos que começar às três da tarde e terminar às sete da noite por conta da escuridão e depois conseguimos nos unir para colocar alguns refletores, mas não foi o suficiente; agora, olhando para essa iluminação que sempre sonhamos, a sensação que dá é de querer jogar bola novamente", disse o jogador, hoje aposentado.

Pelé, famoso futebolista do campo do D.E.R.

Preservar a história associada ao esporte sempre foi pauta importante, de acordo com o prefeito Nélio Aguiar.

“Não tenham dúvidas de que continuaremos avançando com as instalações de novas luminárias, pois desde quando começamos nossa gestão sempre falamos que olharíamos com carinho para espaços como esse, que estavam esquecidos e, aos poucos, com simples gestos, voltaram a ganhar a mesma vida de antigamente. No que depender da nossa gestão continuaremos trabalhando com carinho em prol do esporte santareno", reforçou o gestor.

Prefeito Nélio reforça o compromisso da gestão com os campos iluminados.

O secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo, explica detalhes sobre a complexidade da obra.

"Assim como toda obra, a iluminação de um campo de futebol não é nada fácil, exige paciência e uma boa escolha técnica na hora de selecionar os melhores refletores para colocar nesses campos. Trabalhamos com os mesmos refletores que são utilizados em campos oficiais da FIFA e isso nos deixa muito orgulhoso, sabendo que estamos contribuindo com o presente e preparando um campo para os futuros jogadores e jogadoras de futebol".

Com o campo do D.E.R, Santarém bate a marca de 25 obras desse tipo entregues à população. A expectativa é que até o fim das comemorações em alusão ao aniversário da Pérola do Tapajós, mais cinco campos possam ser entregues, alcançando o total de 30 campos por todo o município.