3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: programação terá entrega de Medalha, shows e 114 eventos
Santarém 362 anos: programação terá entrega de Medalha, shows e 114 eventos Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: programação terá entrega de Medalha, shows e 114 eventos

Alailson Muniz
Serão dois meses de programação

A nossa Pérola do Tapajós estará celebrando seus 362 anos de história no próximo dia 22 de junho. A ocasião será marcada por uma intensa programação organizada pela Prefeitura de Santarém. Serão dois meses de programação com 114 eventos: entre inaugurações e entregas de obras, shows nacional e local, a entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf, e realizações de ações e serviços. Tudo em prol da população e de nossa cidade. O tema da programação é “Santarém, uma nova cidade”.

Clique aqui e veja a programação completa

A programação acontece começa amanhã sábado, 20, com a Semana do Brincar e o Casamento Coletivo, em parceria com a Comarca de Santarém, que celebra 190 anos. Encerra no dia 22 de julho, com a entrega do Campo Iluminado de São Paulo, no Jacamim.

Os detalhes da programação foram repassados pelo prefeito Nélio Aguiar à imprensa santarena, na tarde desta quarta-feira, 19, na Sala de Reuniões da Prefeitura.

"A celebração tem início já amanhã, 20 de maio, e se estenderá até o dia 22 de julho, proporcionando aos cidadãos e visitantes uma ampla diversidade de atividades. No dia 21 de junho, está prevista uma programação cultural especial, com apresentações de renomados artistas locais e um show nacional, prometendo momentos de entretenimento e alegria para todos”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

O tema deste ano, "Santarém, uma nova cidade", reflete a visão transformadora que tem guiado as obras realizadas e em andamento. Através de investimentos significativos, a Prefeitura busca promover melhorias substanciais na infraestrutura e na qualidade de vida dos santarenos.

O prefeito ressaltou a importância desse marco para a cidade e o compromisso da administração em promover o desenvolvimento local.

"Estamos muito orgulhosos de celebrar mais um aniversário de Santarém. Essa data representa não, apenas,  a longa trajetória de nossa cidade, mas, também, um momento de renovação e progresso. As obras entregues são fruto de um trabalho árduo e de um planejamento cuidadoso, visando melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos. Santarém está se transformando em uma nova cidade, e tenho certeza de que os santarenos sentirão orgulho ao ver o resultado dessas realizações", afirmou Nélio.

A entrega das obras será um dos pontos altos das comemorações. Dentre elas, destacam-se melhorias em escolas, ginásios, novo centro cirúrgico do Hospital, ruas pavimentadas, evidenciando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população.

No dia 21, haverá show nacional e shows com bandas locais. “Teremos o Izelon e Banda, Vinny Cantor, Alana e Junior e grande show com Companhia do Calypso, na Praça de Eventos”, informou Luis Alberto Pixica, secretário de Cultura.

No dia 22 haverá a tradicional Missa Mocoronga, às 10h, na Catedral Metropolitana de N. Sra. da Conceição. No mesmo dia, a entrega da Medalha Pe. João Felipe Bettendorf, 19h, na Casa de Cultura, e o Show Canta Santarém com 23 cantores locais – às 21h – na orla em frente ao Centro Cultural João Fona.

"No dia 22 de junho, data oficial do aniversário de Santarém, haverá a tradicional Missa Mocoronga, além da entrega da Medalha Padre Felipe Betendorf, que reconhece personalidades e instituições que se destacam por suas contribuições para o desenvolvimento local. Nos próximos dias estaremos divulgando os nomes das seis personalidades que serão agraciadas com a Medalha”, completou o prefeito.

As festividades, com a entrega das obras e uma programação cultural diversificada, são oportunidades de celebrar a identidade santarena e enaltecer o esforço coletivo em construir uma nova cidade, cada vez mais próspera e sustentável.

Participaram da mesa da coletiva, os secretários muncipais Emir Aguiar (Governo), Celsa Brito (Assistência Social), Luis Pixica (Cultura), Aláercio Cardoso (Turismo), Paulo Jesus (Gabinete), Alberto Portela (Trânsito), além do vereador Carlos Silva.

Santarém, com sua rica história e beleza natural, se consolida como um importante destino turístico na Amazônia. A cidade encanta visitantes com suas praias de água doce, rios deslumbrantes e a imensidão da Floresta Amazônica. As comemorações de seu aniversário prometem atrair ainda mais olhares para essa jóia da região Norte do Brasil.

Todos os Anexos: