3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: empreendedores são beneficiados pelo CredSantarém
Santarém 362 anos: empreendedores são beneficiados pelo CredSantarém Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: empreendedores são beneficiados pelo CredSantarém

Cibele Pixinine
Ações fazem parte do projeto 'Oportunidade'.

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), realizou a cerimônia de entrega de cartas de crédito para empreendedores do município. A ação denominada Cred Santarém está inserida no projeto Oportunidade, uma parceria entre o poder executivo municipal e as instituições financeiras Banpará, Sicredi e Banco da Amazônia (Programa Amazônia Florescer), dentre outros parceiros, com o objetivo de fomentar o crescimento socioeconômico, oferecendo capacitação e recursos para quem busca expandir seus negócios.

Participaram da mesa de abertura o prefeito Nélio Aguiar; o secretário Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Ronan Liberal Jr.; a chefe do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Semdec, Rosemary Fonseca; o gerente do Sicredi, David Rosa da Silva; o gerente de Negócios do Banpará em Santarém, Madson Viana, e a Gerente de Microfinanças do Amazônia Florescer, Yone Vasconcelos.

O prefeito Nélio Aguiar participou da cerimônia e comentou sobre os esforços da gestão para melhorar a qualidade de vida da população e oferecer mais oportunidades de crescimento social e econômico.

Nélio Aguiar: "Trabalhamos para criar oportunidades para o crescimento e a realização de sonhos das pessoas".

"Tão importante quanto cuidar da cidade, é cuidar das pessoas. Precisamos criar oportunidades para as pessoas crescerem e realizarem seus sonhos. Estamos trabalhando para isso, para transformar a vida das pessoas".

David da Silva, gerente do Sicredi, informou que durante este mês, a instituição recebeu cerca de 280 novos associados, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

"Nós, enquanto, cooperativa, acreditamos que o crédito é uma válvula impulsionadora de crescimento e desenvolvimento tanto para o associado, quanto para o município. Nesse mês de junho, em alusão ao aniversário de Santarém, conseguimos beneficiar com linhas de crédito cerca de 280 associados”.

Representando o programa Amazônia Florescer, do Banco da Amazônia, Yone Vasconcelos, gerente de Microfinanças, afirmou que é uma grande oportunidade participar de momentos na presença de instituições do mesmo ramo e, também, de empreendedores.

"É uma oportunidade para fortalecer ainda mais o empreendedorismo na nossa cidade. Somente nós, do Amazônia Florescer, aplicamos, nos meses de maio a junho, cerca de R$ 3,5 milhões, e fizemos novas contratações e renovações. Tudo isso representa mais oportunidade para as pessoas empreenderem”.

Para Madson Viana, gerente do Banpará, os créditos concedidos são importantes para o crescimento pessoal, profissional e social. Ele destacou que, somente em Santarém, o valor aproximado chega a R$ 222 milhões.

Banpará estima aporte de mais de R$ 220 milhões em linhas de crédito.

"Nós percebemos como essas oportunidades são importantes para as pessoas e seus negócios. Oferecemos, por exemplo, a linha de crédito Empodera, específica para mulheres empreendedoras, e com isso testemunhamos a transformação em suas vidas”.

De forma simbólica, seis cartas foram entregues a mulheres do programa Empodera do Banpará. Joana Gomes e Ducirene Rocha foram duas delas. Manicure e técnica em sapatos, respectivamente, as mulheres pretendem investir o valor recebido para melhorar a qualidade de seus serviços.

Linhas de crédito contribuem para o empoderamento feminino.

"Esse crédito vai me ajudar a empreender mais e melhorar o local do meu trabalho. Pretendo investir em novos equipamentos para o conserto de sapatos e aumentar o conforto e a qualidade do local”, afirmou Ducirene Rocha.

"Eu trabalhava com diarista, mas tive que me afastar por problemas de saúde. Decidi então mudar de área e atuar no ramo da beleza como manicure e pedicure. Com esse crédito, vou conseguir comprar materiais e equipamentos de qualidade e assim oferecer um bom serviço para as minhas clientes”, relatou Joana Gomes.

As linhas de crédito beneficiaram, também, diversos segmentos da classe trabalhadora, por meio de organizações sindicais do município. O Sindicato dos Taxistas de Santarém e o Sindicato dos Mototaxistas Autônomos do Município de Santarém receberam o benefício e estiveram presentes na cerimônia.

Flávio Rabelo, presidente do Sindicato dos Taxistas, comentou que a linha de crédito foi fundamental para a melhoria dos serviços.

Uma das categorias beneficiadas foi a de mototaxistas.

"Veio em uma boa hora, logo após a pandemia. Conseguimos dar um gás no nosso serviço, já que o valor foi destinado à manutenção e compra de veículos”, afirmou.

Fagno dos Santos, presidente do Sindicato dos Mototaxistas, apontou, também, que o crédito foi importante para a expansão e aprimoramento da frota.

"Somos gratos por essa parceria entre o governo e os bancos, que facilitou nosso acesso às linhas de crédito. Esse recurso foi usado para melhorar o serviço que chega até a população. Fizemos a manutenção e compra de vários veículos e, também, a compra de Equipamento de Proteção Individual, o colete e o capacete e do nosso uniforme”.