3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura moderno Centro de Educação Infantil no Mararu
Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura moderno Centro de Educação Infantil no Mararu Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Equipamento vai beneficiar mais de 160 crianças.

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Mararu está de casa e nomenclatura novas. Nesta segunda-feira (10), o prefeito Nélio Aguiar e comitiva entregaram o mais novo centro infantil do município, o agora Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Clara Aurora da Cunha Pereira, nome recebido após o Projeto de Lei nº 21.919 ser aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Nélio Aguiar.

A Unidade de Educação Infantil, que iniciou atividades em uma casa alugada com 57 crianças matriculadas, agora é um moderno Centro Infantil que passa a funcionar em espaço próprio e com mais comodidade. O Cemei é uma construção de creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 1 e 2, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground. Área total de 1.323,58 m² que recebeu um investimento de R$ 3.507.929,32.

A unidade atende 162 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, de diversos bairros e comunidades vizinhas, sob a coodenação da professora Joelma Corrêa Sales.

Antes dos pronunciamentos, o padre Luis Augusto Amorim foi convidado e deu uma bênção especial ao novo espaço de educação infantil.

"Só emoção e agradecer, não tenho palavras pra expressar o quanto eu estou feliz, feliz por essas crianças que já tinham um atendimento de qualidade e, agora, com esse novo prédio, construído dentro dos padrões, que uma criança na educação infantil nessa fase precisa, então, vai ser ainda melhor, é um sonho que a comunidade do Mararu realiza”, declarou.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou que das 45 unidades de educação infantil de Santarém 33 delas foram construídas na gestão do prefeito Nélio.

"Pra mim é motivo de muita felicidade porque a educação infantil, que é base, que é alicerce, hoje tem no município não só uma boa estrutura fisica mas, também, uma boa estrutura pedagógica, ou seja, nossas crianças estão bem servidas até porque recebem uma formação que vai servir de base para o restante da vida, tanto estudantil como de modo geral”, disse a secretária.

O prefeito Nélio destacou o avanço da educação infantil na sua gestão.

“Esses dados apresentados pela professora Maria José mostram o avanço da educação infantil. Das 45 nós tiramos quatro, duas filantrópicas e duas implantadas esse ano, ainda em casas alugadas, restam 41, das 41 fizemos 33, nos restam 8 pra gente finalizar as 41 e vamos correr atras para fazer essas oito e fechar nosso governo com chave de ouro atendendo 100% da demanda da educação infantil em Santarém”, exclamou o gestor.

Prestigiaram a entrega do Cemei a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistencia Social, Celsa Brito, o vereador Erasmo Maia, os secretários de governo Emir Aguiar (Semg), Tadeu Cunha (Semjel), Jean Murilo (Semurb), João Paiva (Semma) e Josilene Pinto (Finaças), o chefe de Gabinete Paulo Jesus, o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, José Maria Lira, servidoor do Núcleo do Trabalho Técnico Social (TTS), o comandante do 35º BPM Cel. Joselde Freitas e o ex-vereador Evandro Cunha.

Sobre a patrona do Cemei

Clara Aurora dedicou-se à educação durante 35 anos tanto na rede pública estadual quanto municipal. Deixou um enorme legado de religiosidade, honestidade e demonstração de amor pela família, pelo próximo e por sua comunidade.

Teve participação no grupo de catequista, ministrou encontros de batismo, coordenou o dizimo de sua comunidade, fundou o Apostolado da Oração, o Clube de Mães Nossa Senhora das Graças e o grupo “Bem viver” pelo Mararu, entre outros. Clara faleceu em 21 de outubro de 2021.

Mais educação para Santarém

O Cemei Professora Clara Aurora da Cunha Pereira é a 7ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão, de um total de 13 creches a serem entregues nesses dois meses de programação de aniversário. São quase R$ 40 milhões de reais sendo investidos só na educação infantil.

Na área da educação, foi a 15ª obra inaugurada na programação de aniversário de Santarém, mas já é a 30ª entregue esse ano, a Unidade de Educação Infantil.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população.