3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura moderno Centro de Educação Infantil na Liberdade
Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura moderno Centro de Educação Infantil na Liberdade Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Mais de R$ 3,4 milhões foram investidos pela PMS.

Oferecer um local amplo, seguro, confortável e que pudesse auxiliar no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Esse era o sonho de moradores e da coordenação da UMEI Liberdade e que acaba de se tornar realidade. Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito, do deputado Federal Henderson Pinto e da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, entre outras autoridades, entregaram à comundiade o novo Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Fundada em agosto de 2011, iniciando as atividades em uma casa alugada na Rua Silvério Sirotheau Corrêa e, migrando, posteriormente, em 2014, para a Travessa Bandeirantes no mesmo bairro, onde funcionava até os dias atuais, a então Unidade de Educação Infantil (UMEI) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passa a se chamar Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei). O novo centro construído é uma creche do tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 1 e 2, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, playground, solário e estacionamento. Uma área total de 1.323,58 metros quadrados e investimento de R$ 3.420.080,26.

O Centro Infantil atenderá, inicialmente, 124 crianças do maternal ao pré. Para a presidente da Associação de Moradores da Liberdade, Eugênia Rego, hoje é um dia especial.

"É um dia especial, nós estamos muito emocionados e agradecidos ao prefeito por esse momento, esses anos todos em prédio locado e, graças a Deus, hoje nós estamos recebendo esse equipamento que vai atender não só as crianças do bairro da Liberdade, mas também dos bairros adjacentes, a palavra é gratidão”, completou Eugênia.

“A gente dava banho nas crianças com uma vasilinha (banho de cuia) porque quando se ligava o chuveiro molhava tudo, a professora e a criança que a gente ia dá banho, saia de lá ensopada e teve um dia que a professora Aline viu as crianças tomando banho de cuia ela disse ‘vocês vão para um centro que vai ser construído e vai acabar com esse banho de cuia’, e hoje, graças à Deus estamos aqui”, disse agradecida a professora do maternal Maria Luzenita Tavares.

A coordenadora da Unidade, Orivete Garcia Nascimento, agradeceu ao prefeito Nélio pelo olhar sensível à educação.

"Quero em primeiro lugar agradecer a Deus por estar vivendo esse momento único na educação infantil, depois de 11 anos funcionando em um espaço alugado recebe hoje seu mais novo espaço. Agradeço ao prefeito Nélio por esse olhar sensível à educação que no seu governo ganhou tamanha visibilidade. Temos agora um ambiente educativo digno do compromisso que todos nós temos com a educação”, completou.

O deputado Federal Henderson Pinto, morador do bairro, destacou a felicidade em poder participar do momento.

"Esse é um momento muito esperado, foram muitas lutas em conjunto com a comunidade ainda quando estava vereador, conseguimos “segurar” esse terreno e poder vir hoje com o prefeito Nélio, com a professora Maria José, com toda equipe entregar mais uma obra como essa, de qualidade, que vai dar muita dignidade para nossas crianças, ajudar a transformar muitas vidas e formar bons cidadãos é muito especial, parabéns Santarém”, disse o parlamentar.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, ressaltou a possibilidade de o novo espaço receber mais crianças, além das 124 já atendidas pela Unidade, porém, ela disse que tudo será feito com cautela.

“Hoje, nós atendemos aqui 124 crianças, acredito que teremos bastante vagas a partir de agora porque temos estrutura e condições físicas para receber mais crianças e assim atender melhor a demanda do bairro, porém, nós vamos ter um pouquinho de cautela na composição de novas turmas principalmente em relação ao berçário, não vai ser do dia pra noite, vamos sentar, conversar pra ver se a gente inicia já no segundo semestre ou apenas no próximo ano, mas essa decisão será tomada em conjunto”, ressaltou a titular da pasta da educação.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que o Cemei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a terceira Unidade de Infantil entregue esse ano pela gestão de um total de 13 creches programadas para serem entregues nesses dois meses de programação do aniversário de Santarém.

“Só na área da educação essa foi a 11ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém mas, já é a 27ª entrega nesse ano, a terceira Unidade Infantil, já entregamos a Umei Esperança, o Cemei Jaderlândia e agora o Cemei da Liberdade. São quase R$ 40 milhões em investimentos na educação infantil e ainda temos 10 unidades pra entregar até o dia 21 de julho e o nosso compromisso com a educação não acaba aqui”, destacou Nélio.

Participaram da cerimônica, os vereadores Alba Leal e Erasmo Maia, os secretários Emir Aguiar (Administração e Governo), Ronan Liberal Jr (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), Alberto Portela (Mobilidade e Trânsito), Josilene Pinto (Finanças), Alaercio Cardoso (Turismo), Tadeu Cunha (Juventude, Esporte e Lazer) e o Chefe de Gabinete Paulo Jesus, além do consultor jurídico Ezequiel Aquino.

Mais educação para Santarém

O Cemei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a 3ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão. No total, serão 13 creches serão entregues pela gestão nesses dois meses de programação do aniversário de Santarém.

Foi a 11ª obra inaugurada na programação de aniversário de Santarém, porém, já é a 27ª entrega esse ano, somente na educação.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população santarena.