3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil no bairro Jaderlândia
Santarém 362 anos: Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil no bairro Jaderlândia Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Investimento de mais de R$ 3 milhões vai beneficiar cerca de 300 crianças.

O sonho de construir um Centro de Educação Infantil no bairro Jaderlândia, iniciado há alguns anos, hoje se tornou realidade. Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Nélio Aguiar. acompanhado de sua comitiva, entregou a mais nova creche do município: o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Artur de Siqueira Riker.

O prefeito Nélio esteve acompanhado da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, do secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, dos vereadores Elielton Lira, Andreo Rasera, Janderilson Pereria e Didi Feleol, da secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, do secretário de Governo, Emir Aguiar, e do chefe de Gabinete, Paulo Jesus.

O Cemei Artur de Siqueira Riker atenderá, aproximadamente, 290 crianças do bairro Jaderlandia e bairros adjacentes, como Vigia, Pérola do Maicá, Maicá e Mutunuy. O Centro Infantil é uma creche do tipo B, contando com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 1 e 2, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, playground, solário e estacionamento.

Construído em uma área total de 1.323,28m2, doada pela família Riker na pessoa do Sr. Artur de Siqueira Riker (in memorian), o equipamento recebeu investimentos de R$ 3.453.034,86 do governo. Como gesto de agradecimento e para homenagear a família, o Cemei recebeu o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Artur de Siqueira Riker.

Claudia de Oliveira Riker, filha do homenageado, representou a família na inauguração.

"É um sentimento de gratidão, eu tô muito feliz pela homenagem, pelo nome do meu pai e pelo benefício que nosso bairro recebeu. Será uma grande ajuda para todas as famílias, isso é importante pra gente tanto como comunitária como filha do nosso falecido pai”, disse Claudia, emocionada.

O Cemei terá como coordenadora Lucenira Marinho Marques. O nome foi anunciado pelo prefeito Nélio Aguiar durante sua fala.

“Moro no bairro Jaderlândia e desde 2005 eu, juntamente com o presidente, a gente vem lutando por essa creche porque há uma necessidade e eu tô muito feliz, é mais uma obra que nós ganhamos, além do asfalto e outras melhorias no pro bairro, isso é progresso”, avaliou.  Ainda de acordo com a coordenadora, as atividades no novo Cemei deverão iniciar a partir de agosto.

“Primeiramente, agradecer à Deus pela oportunidade, o bairro Jaderlândia tá de parabéns pois o prefeito vem causando impacto de forma positiva no nosso bairro, não só com essa grande obra da educação, mas com outras obras também, como asfalto, no esporte, campo iluminado, entre outros serviços, a comunidade tá de parabéns, só temos a agradecer ao prefeito Nélio Aguiar que é um gestor diferenciado”, agradeceu o presidente da Associação de Moradores do Jaderlândia, Ocenildo Cardoso de Sousa.

A secretária de Educação Maria José Maia destacou alguns números pertinentes ao governo do prefeito Nélio Aguiar em relação à educação infantil. Conforme a secretária, com esta, já são 45 unidades no município.

“Quando o prefeito Nélio assumiu o governo em janeiro de 2017 haviam 28 creches. De lá pra cá ele já entregou 17 novas Unidades incluindo a de hoje. Só havia 01 Cemei, o Paulo Freire, hoje já são 11 Cemeis e mais 34 Umeis. Outra diferença é que antes do prefeito Nélio o município só atendia a partir de 2 anos, a partir do prefeito nós começamos a atender a partir de 1 ano. Outra informação importante, só na nossa gestão, nos últimos anos, nós tivemos a abertura de 8 novas Unidades de Educação Infantil e das 45 creches apenas quatro continuam  funcionando em espaços alugados e, dessas quatro, a Prefeitura já fez a aquisição de dois terrenos para construção do espaço definitivo", elencou a titular da pasta de Educação.

“Nós implantamos creches em vários bairros que ainda não tinham, Jaderlândia é um deles e nos próximos dias vamos entregar outras creches que acabaram de ser construídas pela nossa gestão, é o caso da creche da Prainha [Umei Prainha], no Maicá [Umei Maicá], no Mararu [Umei Mararu], na Área Verde [Umei Irmã de Assis], no Uruará [Cemei Maria Zoraide], no Diamantino [Umei Dimantino]. A gente tem trabalhado, resgatando e realizando sonhos dos nossos moradores, isso aqui é uma realização de sonho, muita gente sonhou com esse espaço e finalmente Deus nos abençoou e hoje estamos aqui pra realizar mais esse sonho que faz parte de um investimento de quase R$ 40 milhões de reais só em Unidades de Educação Infantil”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

O gestor ainda lembrou que nos próximos meses, de forma inédita, três ruas do bairro Jaderlândia vão ganhar asfalto e drenagem: Ruas A e C e a Travessa 7. Ele também reafirmou o compromisso de construir a quadra coberta juntamente com a reforma da escola Conceição Figueira, também localizada no bairro.

Aliás, foram as crianças da escola Conceição Figueira as responsáveis pela apresentação cultural do evento com a dança do xaxado. Já Édria Rebeca, da Umei Area Verde, interpretou a musica A vida é tão boa.

Mais educação para Santarém

O Cemei Artur de Siqueira Riker foi a 2ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão (a primeira foi a Umei Esperança, em janeiro).  No total, serão 13 creches entregues pela gestão nesses dois meses de programação do aniversário de Santarém.

Foi a 10ª obra inaugurada na programação de aniversário de Santarém, porém, já é a 26ª entrega esse ano, só na educação.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população.