3. Santarém 362 anos
  4. Santarém, 362 anos: Prefeitura entrega ginásio à escola do Tiningu, na região da Curuá-Una
Santarém, 362 anos: Prefeitura entrega ginásio à escola do Tiningu, na região da Curuá-Una Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Equipamento vai beneficiar cerca de 115 alunos e a comunidade em geral.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São João, localizada no território quilombola de Tiningu, região da Rodovia da Santarém-Curuá-Una e às margens do Lago Maicá, recebeu nesta terça-feira (23) o tão sonhado ginásio esportivo. A entrega do equipamento faz parte da programação de aniversário dos 362 anos de Santarém.

O educandário, fundado em junho de 2013 e que atende a educação Infantil e o ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino com cerca de 115 alunos, ganhou da gestão municipal um ginásio coberto padrão FNDE, equipado com banheiros e vestiários masculino e feminino, além de depósito. Um investimento de R$ 1.422.079,73 do governo municipal.

O prefeito Nélio Aguiar esteve acompanhado dos secretários: Maria José Maia (Educação), Emir Aguiar (Governo), Paulo Jesus (Chefia de Gabinete), Bruno Costa (Agricultura e Pesca), Tadeu Cunha (Esporte e Lazer), Josilene Pinto (Finanças) e do 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Gerlande Castro.

"Muito obrigado a todos que se empenharam, isso também é um trabalho de liderança, um empenho do prefeito Nélio, da secretária Maria José que no evento do Proerd do ano passado eles prometeram que teríamos esse espaço e essa obra nasceu devagarinho, mas hoje está sendo entregue ao Quilombo Tiningu. Não importa o investimento, o que importa para todos nós, escola, lideranças, é como esse espaço vai ser utilizado e eu creio que vai trazer alegria, contentamento e entretenimento para todos nós", destacou a gestora Márcia Andrea dos Santos.

A titular da pasta da Educação lembrou que até o fim da programação de aniversário, mais de 30 obras na área da educação serão entregues entre escolas, ginásios, quadras cobertas e unidades de educação infantil. Ela lembrou que a estrutura física é importante para que a aprendizagem seja satisfatória.

“Só na região da Curuá-Una, que conta com mais de 50 comunidades, esse foi o terceiro ginásio, o que vai possibilitar a prática da Educação Física e outros eventos que ocorrem dentro do ambiente escolar. Sabemos que é um sonho de muitos e infelizmente ainda não é possível realizar de forma plena, mas vamos ampliando cada vez mais, ainda temos muitas obras a licitar”, lembrou a secretária.

O prefeito Nélio Aguiar reforçou que em nenhum governo foi feito tamanho investimento na educação.

“Nossa administração trabalha com planejamento, com responsabilidade com o dinheiro público, nós ainda não encerramos nossa programação de reformas, de ampliação e construção de novas salas de aula, mas tudo isso passa por um planejamento, ninguém faz tudo ao mesmo tempo e de uma vez só, mas eu estou muito alegre, muito satisfeito por essas crianças, isso aqui é pra vocês [referindo-se ao ginásio]. Hoje, vocês têm na escola São João um belíssimo ginásio, tem bairros de Santarém que não tem um ginásio como esse, então cuidem bem dele", ressaltou Nélio.

Mais educação pra Santarém

O ginásio da escola São João, no Tiningu, foi a 2ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário dos 362 anos de Santarém. Foi também o 4º ginásio entregue esse ano - o terceiro só na região da Curuá-Una - e a 18ª obra do ano, na área da educação.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós serão comemorados com muitas obras, muitas ações e grandes conquistas para a população santarena.

Veja outras imagens da entrega do ginásio da escola São João