3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Prefeitura constrói e entrega escola à comunidade quilombola de Nova Vista do Ituqui
Santarém 362 anos: Prefeitura constrói e entrega escola à comunidade quilombola de Nova Vista do Ituqui Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O novo educandário oferece melhores condições a alunos e ao corpo docente.

Um novo prédio, uma nova escola. Situada no Quilombo Nova Vista do Ituqui, onde moram 48 famílias e 135 pessoas, a Escola Nossa Senhora das Graças foi entregue nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Nélio Aguiar à comunidade. Por enquanto, o novo prédio irá atender 12 alunos do pré ao 5° ano, turma multisseriada, anexa à escola polo São José. A escola, que desde 2006 é reconhecida como quilombola, iniciou atividades educacionais em 1960, funcionando no prédio da igreja católica e onde já funcionou a Escola Radiofônica, coordenada pelo Movimento de Educação de Base (MEB), ganhou novo prédio construído em madeira com uma sala de aula, secretaria, recreio, cozinha, depósito de merenda e dois banheiros. Um investimento de R$ 277.593,42.

As aulas na região de várzea estão paradas, alunos e professores estão de férias já que o calendário é diferenciado, por conta do período da cheia dos rios. Lá, o ano letivo encerrou no último dia 30 de abril. O novo período letivo 2023/24 está previsto para iniciar dia 17 de julho. Mesmo assim, os alunos estiveram presentes e agradeceram ao prefeito a nova escola por meio de um cordel e da dança do pano encantado.

A presidente da comunidade, Miriane Coelho, emocionada, agradeceu ao prefeito Nélio por atender uma das grandes demandas da comunidade.

“Eu, que estudei aqui até minha 4ª série e minha escola foi uma árvore, e agora está ali, quase caindo [apontando para a arvore à beira do barranco] e muitos de nós passamos por essa árvore porque não tínhamos escola naquela época, então assim, muito feliz de ver essas crianças hoje ter a dignidade de uma escola, de ter uma mesa pra sentar, de ter alimentação escolar. Isso pra nós foi um passo muito importante, isso é dar dignidade para a criança e também para o servidor”, lembrou Miriane.

O diretor Irinelisson Jander explicou que a escola Nossa Senhora das Graças funciona como anexo da escola polo São José.

"O polo São José agrega hoje seis escolas, sendo quatro quilombolas e duas não quilombolas. É um trabalho árduo, mas é um trabalho em prol da educação das nossas crianças. Agradeço à comunidade pelo empenho e apoio e, também, ao prefeito e à secretária por nossa escola".

Por funcionar como escola anexa, a secretária de Educação comentou sobre a importância do ensino modular.

“Tenho um respeito muito grande pelo ensino modular, porque nós temos a possibilidade de os alunos terminarem o ensino médio, a educação básica, na comunidade. São 58 comunidades só no nosso município que os alunos não precisam se deslocar da zona rural para a urbana para terminar os estudos. No mês passado, o secretário de Educação do Estado, Rossiele Soares, criou mais de 90 anexos, ou seja, transformou o ensino de modular para regular. Isso é muito interessante, ou seja, aquelas comunidades que têm mais de 100 alunos já são transformadas em regular e isso dá condições dos próprios profissionais da comunidade serem contratados como professores do ensino médio”, ressaltou a titular da pasta da Educação.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a maratona de obras que serão entregues.

“Até o último dia do nosso governo vamos vai estar entregando obras. O nosso governo é campeão de obras no estado do Pará. Esse ano, acho que é inédito, pela primeira vez no nosso município a gente tem uma programação de aniversário com dois meses de entrega de obras. Só na educação são 34, então só tenho a agradecer à Deus por me dar saúde e ser um instrumento para trabalhar em prol do nosso povo".

Mais Educação para Santarém

A Escola Nossa Senhora das Graças, de Nova Vista do Ituqui, foi a 4ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário dos 362 anos de Santarém, porém, já é a 20ª entregue esse ano, só na área da educação, a 13ª escola, esta, construída do zero pelo governo municipal.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população santarena.