3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: criatividade e lindas apresentações marcam o II Festival de Talentos
Santarém 362 anos: criatividade e lindas apresentações marcam o II Festival de Talentos Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Sucesso de público, Festival coroou a bicampeã Débora Sarmento, da escola São Pedro, no rio Arapiuns.

Um verdadeiro show, vocal e instrumental. Assim pode ser definida a segunda edição do Festival de Talentos das escolas municipais promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Trabalho e Assistência Social (Semtras), sob a coordenação da Escola de Artes Emir Bemerguy. Ao final das apresentações, Débora Eduarda Pereira Sarmento, aluna da Escola São Pedro, no rio Arapiuns levou o primeiro lugar sagrando-se bi-campeã do evento (2022-2023). O segundo lugar ficou com Kellyane da Silva Ferreira, da Escola Ubaldo Corrêa; Gustavo Muller Alves, da Escola César Simões Ramalheiro ficou com o terceiro lugar. Na categoria instrumental, Ana Clara Rocha, da Escola Maria Amalia foi a primeira colocada; Gustavo Emanuel da Silva, da Escola Dom Lino Vombommel ficou em segundo e Ana Paula Trindade ficou na terceira colocação.

Os três primeiros colocados na categoria vocal.

A segunda edição, que fez parte da programação oficial de aniversário de 362 anos de Santarém, contou com a participação de 44 alunos, destes, 19 foram selecionados na categoria vocal (um de cada sub região/estilo musical livre) e quatro na categoria instrumental. O evento foi prestigiado pelas secretárias Maria José Maia da Silva (Educação), Celsa Brito (Semtras), pelo chefe de Gabinete Paulo Jesus, que representou o prefeito Nélio Aguiar, a vereadora Alba Leal, professora Claíde Marques de Azevedo (Comdca), além de assessores das regiões de rios, planalto e cidade, entre outros.

O corpo de jurados, formado pelo trio Edmarcio Paixão, Luanda Virgolino e Ana Karlan Cardoso Pereira, teve a responsabilidade de avaliar os seguintes aspectos. Na categoria vocal, afinação, interpretação, dicção e postura de palco; já na categoria instrumental, domínio do instrumento, afinação e interpretação.

Débora Sarmento, da Escola São Pedro, bicampeã na categoria vocal.

Monique Paixão, coordenadora da Escola de Artes e do evento destacou a qualidade dos candidatos e o empenho da equipe para o sucesso do evento.

Kellyane Ferreira, da Escola Ubaldo Corrêa, segunda colocada na categoria vocal.

"O segundo Festival de Talentos mais uma vez foi um sucesso, nossos alunos brilharam, sem dúvida foi um momento de muita emoção e a gente se sente muito feliz de ver que nas escolas municipais nós temos grandes artistas. Santarém um celeiro fantástico e nós vimos tanto na categoria instrumental, quanto na vocal crianças brilhando, tocando, com um nível de dificuldade bem complexo e ainda assim se apresentaram de forma brilhante e todos nós, que fazemos parte da coordenação, nos sentimos felizes e agradecidos”, disse Monique.

Gustavo Muller, da Escola César Ramalheiro, terceiro colocado na categoria vocal.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, avaliou de forma positiva o evento.

"É uma avaliação superpositiva, você vê crianças e adolescentes trazendo para o palco seus talentos, tanto no instrumental quanto no vocal e é de arrepiar, muito bonitas as apresentações e também muito bonito o envolvimento de todos, Semed, Semtras, Comdca, proporcionando esse momento tão especial no aniversário de Santarém, é um presente pra Santarém”, destacou.

"Essa é uma forma que a Semed encontrou de parabenizar Santarém pelo seu aniversário, destacando o talento que nossa cidade possui, principalmente na música. Nós ficamos muito felizes e surpresos com o tamanho das apresentações, foram apresentações de muita qualidade e eu aproveito para parabenizar todos aqueles que nos ajudaram a promover esse grande evento, principalmente nossos técnicos da Escola de Artes Emir Bemerguy, que junto com os técnicos da Secretaria de Educação não mediram esforços para que o evento fosse o sucesso que foi”, ressaltou.

Maria José Maia: "Ficamos felizes e surpresos com o tamanho das apresentações".

Antes do início das apresentações, a secretaria de Educação realizou a premiação dos alunos vencedores do 1º Concurso de Produção Textual para alunos da rede municipal organizado pela Semed.

O concurso, organizado pela Assessoria de Ensino da Semed, teve como o tema a erradicação do trabalho infantil e abrangeu todas as categorias: infantil (pré ao 2º ano), o ensino fundamental menor (do 3º ao 5º ano) e o fundamental maior (do 6º ao 9º ano).

O edital previa premiação apenas para 1º e 2º lugar, mas a qualidade das redações foi tão boa e a avaliação tão positiva que a coordenação resolveu premiar os cinco primeiros colocados de cada categoria.

Premiação do concurso de redação.

Confira no arquivo abaixo, os 15 premiados, cinco por categoria.

Sobre o Festival de Talentos

O Festival de Talentos das Escolas Municipais de Santarém é um evento aberto apenas para estudantes da rede municipal de ensino de Santarém, estimulando a juventude à educação e criação artística, levando a nossa cultura para futuras gerações.

Os primeiros lugares do II Festival de Talentos das Escolas Municipais de Santarém (vocal e instrumental) levaram troféu e um notebook. Já os 2º e 3º colocados receberam além do troféu, um tablet como premiação.

Categoria Instrumental

Ana Clara Rocha (flauta transversal)

Escola Maria Amalia

Musica: Believe