3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: ExpoSemsa oferta serviços da atenção básica, média e alta complexidade em ação itinerante
Santarém 362 anos: ExpoSemsa oferta serviços da atenção básica, média e alta complexidade em ação itinerante Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Mais de 3.000 procedimentos de saúde foram realizados.

Com o tema O SUS que fazemos todos os dias, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou ação itinerante alusiva ao aniversário de 362 anos da Pérola do Tapajós, para a orla de Santarém, próximo à Praça Tiradentes, nesta terça-feira, 06. Foram ofertados atendimentos da atenção básica, média e alta complexidade, rede de urgência e emergência e da vigilância em saúde, além de orientações, consultas, entrega de insumos e distribuição de panfletos informativos. O objetivo foi facilitar o acesso aos serviço de saúde à população. Em média, 3.000 procedimentos foram realizados.

“Eu gostei muito dessa ideia de reunir vários serviços em um único local, já me vacinei, vou fazer uma consulta médica e aproveitar para fazer um atendimento odontológico. Eu gostei da agilidade, têm muitos profissionais, fui muito bem atendida. Espero que ações como essa sejam realizadas com mais frequência”, relata a gestora escolar Maria Amaral.

Ediana Serra é natural de Almerim e está a passeio na cidade. Ela soube da ação e aproveitou para trazer toda a família para participar do evento.

“Eu tô amando tudo. Já fiz a minha make, e agora tô aguardando a consulta médica, a minha filha e meu sobrinho estão esperando para fazer a limpeza nos dentes. Tô gostando porque é tudo gratuito e também porque tá sendo muito rápido. Com isso, conseguimos realizar mais de um serviço. Estamos aproveitando tudo".

“Eu coloquei o DIU pelo SUS, na Casa da Mulher, já faz um ano e cinco meses. Eu quis colocar porque tinha problema com anticoncepcional injetável. Foi tudo tranquilo, me adaptei muito bem. Então, comecei a contar para minhas amigas. Elas ficaram interessadas. Quando soubemos da ação nos planejamos para participar. Agora, estou aguardando pra fazer um atendimento odontológico e elas quatro estão ali no Abaré fazendo a consulta ginecológica,” conta a pedagoga Alana Oriente.

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, destacou a importância do evento e agradeceu a todos os órgãos envolvidos na ação.

“Esse evento proporciona que a população tenha o acesso facilitado aos atendimentos de saúde, tanto da atenção básica quanto na média e alta complexidade, urgência e emergência e para que possam conhecer e tirar dúvidas a respeito dos serviços ofertados na rede pública. Acredito que deu muito certo. Agradeço a toda equipe Semsa que se mobilizou para que as coisas fluíssem, contamos com cerca de 200 profissionais e voluntários. Além disso, agradeço a todos os parceiros que deram suporte ao evento, como a Uepa, Ufopa, Cepa, Unip, SMT, Semed, Sempta, Semurb, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, serviço de internet ZUM, as representantes da Mary Kay e o Hemopa de Santarém".

O prefeito Nélio Aguiar reiterou que o governo trabalha para oportunizar maior acesso aos serviços de saúde.

"A nossa missão enquanto governo, é oportunizar ações como essa, descentralizando os serviços de saúde para a população. Vamos continuar trabalhando para facilitar o acesso de todos ao que município disponibiliza. Agradeço a todos os servidores e voluntários que se envolveram direta e indiretamente na ExpoSemsa", disse o prefeito.

Serviços disponibilizados

• Vacinação e Adoção: Cão e Gato
  • Vacinação: Gripe e COVID-19
  • Verificação da Pressão Arterial