3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: escola é reformada e entregue pela Prefeitura à comunidade São José I, no Ituqui
Santarém 362 anos: escola é reformada e entregue pela Prefeitura à comunidade São José I, no Ituqui Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O prédio, que estava praticamente soterrado, foi reformado e ganhou nova suspensão e ampliação de salas e setores.

O prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram nesta quarta-feira, 24, na comunidade São José I, na região do Ituqui, várzea de Santarém para a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São José I. O prédio, construído em 2008 para atender os alunos de 1ª a 8ª série  do ensino fundamental e a modalidade de Educação de jovens e adultos (EJA) e que atualmente funciona como anexo da escola municipal São José, atende 17 alunos, do pré I ao 5º ano.  A reforma da escola, em madeira, contendo duas salas de aula, secretaria, recreio, cozinha, depósito de merenda e banheiros recebeu investimento de R$ 282.619,49 do governo municipal.

“Realmente, a situação era muito difícil, a nossa escola já estava soterrada, enviamos muitos ofícios à secretária, ao nosso prefeito e graças a Deus fomos atendidos e hoje vocês estão vendo a nossa escola, fizeram uma suspensão, tivemos uma reforma no parapeito que tava caindo, banheiros novos, realmente é uma coisa muito bonita, muito obrigado a todos vocês”, disse, agradecido, o presidente da comunidade Carlos Pereira.

O diretor Irinelisson Jander Costa também agradeceu a reforma da escola.

“Muito obrigado pela reforma. Era uma escola que já estava bem deteriorada pelo tempo, mas o prefeito, com sua sensibilidade, e a secretária se empenharam na reforma desse patrimônio para deixar para nossas crianças, quem ganha com isso são nossos  alunos”, frisou o gestor.

As aulas na região de várzea estão paradas, alunos e professores estão de férias já que o calendário é diferenciado por conta do período da cheia dos rios. O ano letivo para as escolas da região encerrou no último dia 30 de abril. O novo ano letivo está previsto para iniciar dia 17 de julho.

A secretária de Educação Maria José Maia agradeceu a sensibilidade do prefeito Nélio ao atender o apelo dos comunitários e reformar uma escola que atende 17 alunos.

“Obrigada, prefeito, por sua sensibilidade. Para o nosso governo não importa o número de alunos, a distância ou região, o objetivo é o mesmo: oferecer dignidade às nossas crianças, seja na várzea, no Tapajós, no Arapiuns, no planalto, todas têm o mesmo tratamento, parabéns à comunidade e vamos seguir fazendo da educação uma meta prioritária do governo”, enfatizou a secretária.

O prefeito Nélio Aguiar destacou que a meta do governo é “zerar” as escolas da várzea.

“Nós estamos com uma meta de zerar as demandas em relação às escolas da várzea, ou seja, não queremos nenhuma comunidade, nem uma escola sem as nossas obras da educação. Queremos reformar todas escolas que precisarem de reforma, construir onde tiver que construir, ampliar. Vamos continuar os investimentos na educação, deixar redondinha para que possamos garantir cada vez mais um ensino de qualidade aos nossos alunos”, reforçou Nélio.

Além da reforma e ampliação, com direito à suspensão do prédio, a escola também ganhou um novo gerador de energia.

Acompanharam a comitiva o vereador Erasmo Maia e os secretários: Emir Aguiar (Governo), Josilene Pinto (Finanças), Ronan Liberal Jr. (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia) e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Mais Educação para Santarém

A Escola São José I, no Ituqui, foi a 3ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário dos 362 anos de Santarém, porém, já é a 19ª obra entregue este ano, somente na área da educação; a 12ª escola reformada e ampliada pelo governo.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós serão comemorados com muitas obras, muitas ações e grandes conquistas para a população santarena.