3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: escola na comunidade Pinduri é reformada e entregue pela Prefeitura
Santarém 362 anos: escola na comunidade Pinduri é reformada e entregue pela Prefeitura Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário atende 55 alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano.

Dando continuidade à programação de aniversário pelos 362 anos de Santarém, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram nesta quinta-feira, 1, na comunidade de Pinduri, Distrito de Arapixuna, localizada na região de várzea de Santarém, à margem direita do rio Amazonas, para a entrega da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré.

O educandário iniciou as atividades na década de 60, mas, somente, em 2004 ganhou o prédio escolar - durante anos a escola funcionou em um barracão comunitário. Após quase 20 anos, ele foi todo reformado em madeira, com quatro salas de aula, secretaria, cozinha, circulação, depósito, refeitório, dois banheiros e perfuração de poço. Um investimento de R$ 238.209,20 com recursos do Tesouro Municipal.

Atualmente, a escola atende 55 alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino.

A gestora Rita de Cássia Nogueira resumiu o sentimento: gratidão.

“Esse momento é só de gratidão a Deus por todo esse momento. É um sonho esperado e hoje estamos aqui realizando esse sonho após dias e noites de muito trabalho, então a palavra hoje é gratidão”, disse a gestora.

A secretária Maria José Maia da Silva lembrou que, embora a entrega tenha ocorrido somente hoje, a escola está pronta há um ano. O ano letivo encerrado no último mês de abril foi realizado no novo educandário.

“O ano letivo encerrou em 30 de abril e as crianças já estavam aqui na escola nova. Importante é isso, não apenas o ato da inauguração, mas o fato de as crianças já estarem num local adequado, com uma estrutura física boa. Isso nos deixa muito feliz, porque dessa forma podemos proporcionar a elas um ensino de melhor qualidade”, lembrou a secretária.

“Eu estive visitando essa escola antes da reforma, a comunidade nos procurou solicitando uma reforma do prédio, fizemos um requerimento, apresentamos na Câmara, pedimos o apoio da secretária Maria José e hoje a gente fica feliz em retornar à comunidade e ver a realidade transformada. Parabéns, prefeito Nélio, que tem cumprido seu papel de prefeito e as obras têm chegado em todas as comunidades”, ressaltou o vereador Erlon Rocha, autor do requerimento para a reforma da escola.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que o município vem fazendo um grande trabalho na educação e isso se reflete, inclusive, no aumento do número de alunos.

“Ficamos felizes em fazer esse trabalho sério pela educação. Inclusive, temos no município um aumento no número de alunos, fruto de uma educação de qualidade, fruto desse investimento que estamos fazendo na estrutura física de nossas escolas, porque a educação para o nosso governo é prioridade e a gente governa para toda Santarém, só nesses dois meses de programação do aniversário vamos entregar 34 obras só na educação, isso é possível porque temos um governo sério e comprometido com a maior herança que podemos deixar para os nossos filhos: a educação”, pontuou o gestor.

Acompanharam a comitiva, o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Erlon Rocha, Janderilson Pereira, Elielton Lira e Erasmo Maia, o secretário de Governo Emir Aguiar e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Usando paródias, os alunos da escola agradeceram ao prefeito o novo prédio escolar.

Inaugurou...

Inaugurou a escola até que enfim

Já faz tempo que eu tava a fim

De festejar essa ova conquista

Não. Não vai ter nada pra atrapalhar

Eu to feliz e você também tá

Entoa chega junto pra comemorar.

Viva a Escola Nazaré oh oh

Vamos aplaudir de pé, oh oh oh

E também agradecer

Ao prefeito que fez isso acontecer

Mais educação para Santarém

A Escola Nossa Senhora de Nazaré é 7ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém, porém, é a 23ª entregue nesse ano, só na educação é a 15ª escola reformada e ampliada.

Os 362 anos da nossa Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a nossa população.