3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Santa Maria do Tapará comemora entrega de escola reformada e ampliada
Santarém 362 anos: Santa Maria do Tapará comemora entrega de escola reformada e ampliada Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário atende 67 alunos, da educação infantil ao ensino modular.

A comitiva do prefeito Nélio Aguiar esteve na tarde desta quinta-feira, 1, na comunidade de Santa Maria do Tapará, região da várzea de Santarém. Na oportunidade, o gestor entregou mais uma escola reformada e ampliada pela gestão, trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Coração de Maria, cuja fundação ocorreu em 1º de outubro de 1971.

O educandário, que iniciou com uma turma de 1ª série com 45 alunos, atende hoje 67 alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental II, além do ensino médio modular, com turma anexa ao Colégio Álvaro Adolfo da Silveira.

O prédio recebeu reforma em madeira, com cinco salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha, despensa, casa do motor, banheiros masculino e feminino e PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Um investimento de R$ 561.100,07, oriundos do Tesouro Municipal.

A gestora da escola, Raimunda Nonata Ferreira, afirmou que agora alunos, professores e os demais funcionários têm uma escola de qualidade.

"Quero agradecer olhando nos seus olhos, meu muito obrigada, de coração e hoje nós temos uma escola de qualidade, uma escola digna e completa, tanto em mobílias, funcionários qualificados e valorizados com seus salários em dia, é um prefeito que não conta, ele faz a história de Santarém, ele, juntamente com essa grande mulher, a secretária de Educação Maria José Maia, então, miha gratidão, meu muito obrigada”, disse agradecida a gestora.

A Secretária de Educação explicou como se dá a educação na zona rural.

“As vezes as pessoas que estão lá em Brasília, dentro de quatro paredes, pensam num modelo de educação que não convém com a realidade, principalmente, aqui no interior da Amazônia. Aqui, nós temos 42 alunos, esses 42 alunos numa turma comum dariam apenas duas turmas e aqui com 42 alunos temos turmas do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, com 11 servidores, e ainda temos uma turma de multisseriado do 6º ao 9º, senão seria muito mais difícil. Isso, às vezes as pessoas não entendem. Tem alunos nessa comunidade que têm condições de ficar aqui porque os profissionais daqui mesmo da região se qualificaram e estão aqui servindo à escola, senão, seriam 42 crianças e jovens inchando a periferia da cidade, em meio às mazelas que a sociedade impõe, então é por isso que parabenizo o prefeito por ter essa compreensão”, disse Maia da Silva.

Após a terceira escola entregue no dia, o prefeito Nélio Aguiar reiterou sua missão pelo povo de Santarém.

“Eu estou muito feliz por essa oportunidade que Deus me deu e o povo de Santarém de estar como prefeito, já são quase oito anos da minha vida dedicados integralmente à população. Nós somos um governo que trabalha permanentemente, esse ano não é ano de eleição e é o ano onde mais entregamos obras, mais inclusive que ano passado que era ano de eleição. Então, a gente não trabalha em função do calendário eleitoral, trabalhamos em função da necessidade da população e a gente tem feito isso com muito amor, com muito carinho e com muita responsabilidade”, afirmou o gestor.

O agradecimento dos alunos veio em forma de poesias, uma produzida pelos alunos do ensino médio e outra por Charles Willian, do 9º ano, direcionada especialmente à secretária Maria José Maia. Ainda teve um canto gospel interpretado pela aluna Taiane Silva.

Acompanharam a comitiva o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Erlon Rocha, Janderilson Pereira, Elielton Lira e Erasmo Maia, o secretário de Governo, Emir Aguiar,, e o chefe de Gabinete Paulo Jesus.

Mais educação para Santarém

A escola Coração de Maria é a 9ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário dos 362 anos de Santarém, porém, já é a 25ª obra entregue esse ano, só na educação é a 17ª escola reformada e ampliada.

Os 362 anos da Pérola do Tapajós estão sendo comemorados com muitas obras, ações e grandes conquistas para a população.