3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: Cemei do bairro Alvorada é concluído e entregue à comunidade, após 10 anos de paralisação
Santarém 362 anos: Cemei do bairro Alvorada é concluído e entregue à comunidade, após 10 anos de paralisação Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Unidade vai beneficiar cerca de 170 crianças.

Como parte da programação dos 362 anos da Pérola do Tapajós, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), continua a maratona de entregas de obras pela cidade. Na manhã de hoje (28), o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram no bairro Alvorada para inaugurar o moderno Centro de Educação Infantil (Cemei) Claudio Roberto de Almeida Oliveira.

Implantado desde 18 de maio do ano passado, funcionando em casa alugada, e autorizado desde 1º de agosto de 2022 , o Centro Infantil, foi entregue hoje à comunidade escolar com uma mudança na nomenclatura, isso porque a então Umei Alvorada passa para o status de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Claudio Roberto de Almeida Oliveira, em homenagem ao morador e comunitário do bairro, ex-membro da diretoria da Asmobalv (Associação de Moradores do Bairro Alvorada), sempre engajado pelo bem estar dos moradores.

O Cemei é uma construção de remanescente de creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 01 e 02, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground. A área total é de 1.323,58 m², o investimento foi R$ 1.323.254,45, recurso do FNDE com a contrapartida da Prefeitura.

O novo e moderno Centro infantil atenderá inicialmente 169 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade. O local recebeu uma benção especial do vigário da comunidade, padre Eugênio Vemzom.

"O momento é de gratidão, agradecer ao prefeito Nélio por esse olhar sensível para o bairro Alvorada, um bairro que existe há 23 anos, nós não tínhamos nenhuma rua asfaltada e agora temos três, recebemos nosso Cemei, brevemente vamos receber a quadra da escola [Aldo Ferreira]. Então é só gratidão ao prefeito por olhar pelos bairros periféricos de nossa cidade", destacou a vice-presidente da Associação de Moradores, Valkiria Coelho.

A coordenadora do Cemei Claudio Roberto, Alcilene da Silva Sousa, ressaltou que o espaço vai beneficiar toda grande área do Alvorada.

“Nossa gratidão ao prefeito Nélio Aguiar por estarmos recebendo esse espaço que vai beneficiar nossa comunidade, mas não só a comunidade Alvorada como toda a grande área, acredito que as famílias estão felizes, a comunidade escolar também, só quero agradecer por esse momento, ao prefeito, pela sensibilidade com nossas crianças e agradecer a toda equipe da Semed pelo esforço”.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou os 10 anos de luta até a inauguração. Ela explicou que a creche é uma das remanescentes do antigo consórcio do Governo Federal e que por esse motivo ficou paralisada por muitos anos.

"Nós só estamos inaugurando esse centro hoje por vontade política do prefeito Nélio, se fôssemos esperar o recurso vindo do FNDE levaríamos mais 10 ou 20 anos pela frente. Para vocês terem uma ideia, no ano passado, o FNDE depositou na conta da creche do Jutaí [outra remanescente] o valor de R$ 126,00, então, só por vontade política e com recursos do Tesouro Municipal é que esse equipamento está sendo entregue hoje”, disse a titular da pasta da Educação.

Ainda de acordo com a secretária, no ano passado, já haviam sido concluídas pela Prefeitura as creches do Caranazal (Cemei Santa Clara de Assis) e do Cipoal (Cemei Professora Raimunda Maia). Com a entrega do Cemei Alvorada (Claudio Roberto), restam as creches do Jutaí, do Ipanema e da Área Verde a serem entregues, o que deve ocorrer ainda neste ano.

O prefeito confirmou o fato de a Prefeitura ter investido recurso do Tesouro para finalizar a obra. O gestor, também, lembrou outras obras já entregues nesta grande área.

"Se não tivéssemos ‘peitado’ o FNDE, se não tivéssemos colocado recursos do Tesouro, essa obra até hoje estaria no meio do mato. Nós fomos a Brasília, conversamos com o pessoal do FNDE e pedimos autorização para concluir as obras com recursos nossos, do Tesouro, e graças ao nosso equilíbrio fiscal e comprometimento do governo, as obras estão sendo entregues. Ano passado, fizemos uma licitação de quase R$ 40 milhões de reais para serem investidos só educação infanti. São 13 creches, essa é a quinta sendo entregue, a 28ª obra esse ano e os investimentos não param”, lembrou Nélio.

O prefeito também lembrou que, brevemente, os bairros Salvação e Alvorada também vão ganhar um novo equipamento, a Usina da Paz, anunciada recentemente pelo governador Helder Barbalho.

Cemei Claudio Roberto

Obra iniciada pelo Governo Federal por meio do Proinfância, programa de assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil, no qual o bairro Alvorada foi beneficiado. A obra passou 10 anos paralisada.

Em 2022, o prefeito Nélio Aguiar assinou a Ordem de Serviço para a retomada da construção do Centro Municipal de Educação Infantil Claudio Roberto de Almeida Oliveira. O equipamento foi entregue nesta quarta-feira (28).

Mais educação para Santarém

O Cemei Claudio Roberto de Almeida é a 5ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela Prefeitura.  Um total de 13 creches serão entregues nesses dois meses de programação do aniversário de Santarém.

São quase R$ 40 milhões sendo investidos só na educação infantil.

Na área da Educação, foi a 13ª obra inaugurada pela gestão na programação de aniversário de Santarém, mas já é a 28ª entrega nesse ano, a unidade infantil.