A sexta edição deste ano do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) foi realizada, nesta terça-feira (13), na Escola Municipal Aldo Ferreira Campos, beneficiando em especial a população dos bairros Alvorada e Conquista e a área do Espírito Santo. Atendimentos psicossociais, emissão de identidade e consultas odontológicas foram alguns dos serviços ofertados de forma gratuita. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semag), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), além do apoio de diversos órgãos e entidades.
Com 4.181 atendimentos integrados e descentralizados realizados somente nesta edição, o PPBC visa ampliar e facilitar o acesso a serviços básicos de saúde, beleza e cidadania para os moradores de áreas periféricas da cidade. A ação é realizada quinzenalmente, mas durante o período de comemoração dos 362 anos de Santarém está ocorrendo uma vez por semana.
“Devido a pandemia, ficamos praticamente 2 anos sem realizar o PPBC, mas ano passado retomamos nossas atividades e esse ano estamos trabalhando a todo vapor. Durante as comemorações do aniversário de Santarém, organizamos ações como essa toda a semana, levando diversos serviços para toda a população do nosso município”, explicou Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC.
O prefeito Nélio Aguiar ressalta que mais do que levar serviços de forma descentralizada, o PPBC é um exemplo de como a gestão pública pode oferecer praticidade para a vida dos cidadãos.
"Mais do que levar serviços de forma descentralizada, estamos levando a gestão pública e todos os seus parceiros, que abraçam este projeto, para perto de todos os cidadãos, principalmente aqueles que residem nos bairros mais distantes do centro. É missão do nosso governo atender a todos, garantindo que todos tenham os direitos respeitados", reitera Nélio.
Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico; distribuição de medicamentos da farmácia básica; emissão de passe livre, dentre outros.
Aguinaldo Sanches, coordenador do CRAS Santarenzinho, comentou sobre a importância de a assistência social estar presente em locais distantes do centro e ressaltou o trabalho de articulação coletiva.
"Nós temos um lema que é a assistência social não para e a nossa secretária de Assistência Social, Celsa Brito, abraça essa ideia e nos dá todo o apoio para participar das ações. Entendemos que a assistência social deve estar presente em todos os lugares, por isso, articulamos em conjunto com a escola, aos presidentes de bairros e a comunidade para que tudo ocorra bem”, disse.
A ação foi realizada na Escola Municipal Aldo Ferreira Campos e contou com o engajamento em peso da comunidade escolar. Cilene dos Santos, gestora da escola e presidente do bairro Alvorada, falou sobre a expectativa da população.
"Esse é um momento muito esperado por todos os moradores do bairro, principalmente, pelos pais e alunos da nossa escola. Nós fazemos questão de divulgar essas ações, porque entendemos que a escola deve estar sempre à disposição da comunidade, assim como a comunidade também está para a escola”, conta.
Railana dos Santos é moradora do Residencial Salvação e trouxe seus dois filhos para aproveitar os atendimentos médicos gratuitos.
"Nosso atendimento aqui foi rápido. Como tem vários serviços sendo feitos, a gente consegue aproveitar também para fazer tudo de uma vez só. Achei muito gratificante, porque nem sempre tenho acesso a esses serviços de forma facilitada".
Já Bernadete Pereira mora próximo à escola e aproveitou a oportunidade para regularizar o IPTU, a taxa de lixo, o cadastro na tarifa social e emitir 2º via de RG.
"Consegui fazer tudo isso bem rápido e já estou voltando para casa. Acho que essas ações são importantes, porque tem muita gente, como eu, que não tem tempo de resolver todas as questões. Quando os serviços vêm para o bairro, é sempre muito gratificante. Só temos a agradecer".
O PPBC conta a parceria da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de registro de casamento, dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Equatorial Energia para negociação de débitos e cadastro na tarifa social; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, dentre outros; da UMES para emissão de carteira de estudante; do convênio Mais Vida Saúde e dos Correios.
Azomar Jati, supervisor comercial da Instituto Profissionaliza, comentou que a instituição é parceira do PPBC desde a primeira edição do programa e selecionou uma média de 60 alunos para realizar serviços de corte de cabelo, barbearia, massoterapia, design de sobrancelhas e limpeza de pele.
"Ficamos contentes com a parceria que temos com Prefeitura de Santarém, porque assim conseguimos levar nossos serviços e o conhecimento sobre nossos cursos para toda a população. Sabemos o quão importante é levar serviços de beleza de forma gratuita para pessoas que talvez tivessem tanto acesso a isso”, avalia.
A próxima edição do PPBC está prevista para ocorrer no dia 21 de junho no bairro do Juá.