3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: PPBC bate recorde com mais de 7 mil atendimentos gratuitos no bairro Vista Alegre do Juá
Santarém 362 anos: PPBC bate recorde com mais de 7 mil atendimentos gratuitos no bairro Vista Alegre do Juá Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
O objetivo da ação é ampliar e facilitar o acesso de serviços às áreas periféricas da cidade.

O Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) promoveu, na quarta-feira, 21, diversos serviços e atendimentos gratuitos de saúde, cidadania e beleza na sede da Associação de Moradores do Juá. Foram 7.454 mil atendimentos integrados e descentralizados que beneficiaram os moradores do bairro e adjacências.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), em parceria com as Secretarias de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), além do apoio de diversos órgãos e entidades.

"Tivemos um recorde com 7.454 mil atendimentos sendo realizados ao longo de um único dia. Acredito que o programa tem sido um sucesso devido ao empenho das secretarias de governo e coordenadorias, além dos nossos parceiros e, é claro, da participação e aceitação dos moradores”, enfatizou Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC.

Foram disponibilizados serviços como atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico; distribuição de medicamentos da farmácia básica; emissão de passe livre, dentre outros.

Marcos Oliveira, de 34 anos, já participou de outras edições do PPBC, mas precisou, novamente, dos serviços e aproveitou a oportunidade.

"Eu já participei dessa ação, quando ela ocorreu lá no Residencial Salvação. Decidi participar mais uma vez, porque vi como ela é bem organizada e os serviços são feitos de forma rápida. Dessa vez, vim para tirar a 2ª via do meu registro de nascimento”, relata.

Já Maria da Conceição, de 76 anos, é moradora do bairro e participa pela primeira vez do PPBC.

"Eu soube da realização dessa ação pela Associação de Moradores e decidi vir aqui para regularizar o meu cadastro no Bolsa Família. Pra mim, é ruim ter que me deslocar até o centro da cidade ou outro lugar assim. Fica mais fácil quando o serviço está sendo realizado perto de casa. É muito bom!”, conta.

A ação contou, também, com as parcerias da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de Registro de casamento,  dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Equatorial Energia para negociação de débitos e cadastro na tarifa social; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, dentre outros; da UMES para emissão de carteira de estudante; do convênio Mais Vida Saúde e dos Correios.