3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: alunos recebem certificados pela conclusão de cursos do 'Capacita Santarém'
Santarém 362 anos: alunos recebem certificados pela conclusão de cursos do 'Capacita Santarém' Autor: Rony Aires/Semdec

Rony Aires
Mais de 130 pessoas receberam certificados referentes aos cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Secretariado e Técnico em Vendas.

As comemorações dos 362 anos da Pérola do Tapajós continuam. A programação marcou a entrega de certificados do programa Capacita Santarém aos alunos concluintes dos cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Secretariado e Técnicas em Vendas. O evento foi realizado na Casa da Cultura nessa terça-feira, 27, e reuniu, além dos alunos, familiares, amigos e autoridades.

Ao longo dos últimos meses, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais em áreas específicas. As capacitações, desenvolvidas sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), foram cuidadosamente estruturadas, visando fornecer aos participantes as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho atual.

Durante a cerimônia, o titular da Semdec, Ronan Liberal Jr, destacou a importância desses cursos para a qualificação profissional da população.

"É compromisso da Prefeitura promover oportunidades de capacitação e acesso ao conhecimento, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade".

Os alunos que receberam seus certificados demonstraram grande satisfação e orgulho pela conclusão dos cursos. Muitos expressaram sua gratidão ao município por proporcionarem essa oportunidade de aprendizado que, certamente, contribuirá para a construção de uma carreira promissora.

A aluna Glenda Pereira, do curso de Secretariado, afirmou ser de grande relevância a importância do Programa Capacita Santarém.

"Está fazendo uma grande diferença na minha vida e acredito que possa somar mais e mais com outros cursos que estão por vir. Acredito que através desse certificado, eu consiga o meu primeiro emprego, por ser um certificado de grande peso e diferente de outros certificados que eu tenho".

O prefeito Nélio Aguiar reforçou o propósito da gestão em promover acesso ao conhecimento para que mais pessoas possam se qualificar, seja no empreendedorismo ou no mercado de trabalho formal.

"Temos diversas parcerias para fomentar, por exemplo, o empreendedorismo, através da iniciativa de micro ou pequenos empreendedores, por exemplo. Ao mesmo tempo, pretendemos, cada vez mais, oferecer oportunidades de capacitação e qualificação aos jovens e adultos para que possam estar inseridos no mercado de trabalho. A geração de emprego e renda é uma de nossas principais políticas públicas".

Os cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Secretariado e Técnicas em Vendas representam apenas algumas das iniciativas promovidas pela Prefeitura de Santarém para o crescimento profissional de sua população. A Semdec reafirma seu compromisso contínuo em oferecer programas de capacitação que atendam às necessidades da comunidade, buscando impulsionar a inserção no mercado de trabalho e fortalecer a economia local.

Com o sucesso dessa iniciativa, a Prefeitura de Santarém reforça seu papel de agente transformador, que investe na capacitação como uma ferramenta para a construção de um futuro mais próspero e equitativo. O município continua empenhado em desenvolver programas de capacitações que empoderem os cidadãos, estimulando o crescimento individual e coletivo.