3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: mais de 30 serviços de saúde, beleza e cidadania são disponibilizados pela Prefeitura na edição especial do PPBC
Santarém 362 anos: mais de 30 serviços de saúde, beleza e cidadania são disponibilizados pela Prefeitura na edição especial do PPBC Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Ação faz parte do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) e ocorreu na Escola Municipal Maria Amália, no bairro da Liberdade.

Emissão de identidade, atualização e inclusão cadastral para programas sociais, atendimento médico e corte de cabelo. Esses foram alguns dos serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Santarém, por meio do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC), na manhã desta sexta-feira (02). Realizada na Escola Municipal Maria Amália, a ação realizou 4.755 atendimentos e beneficiou, em especial, a população do bairro Liberdade e adjacências.

Em média, cerca de 3 mil atendimentos integrados e descentralizados são realizados com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso a serviços básicos de saúde, beleza e cidadania para os moradores de áreas periféricas da cidade. O PPBC é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semag), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), além do apoio de diversos órgãos e entidades.

Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico; distribuição de medicamentos da farmácia básica; emissão de passe livre, dentre outros.

O evento foi aberto à comunidade em geral e atendeu, principalmente, os moradores do bairro de Liberdade, Mapiri, Caranazal e Salé.  Maria Domingas de Castro é moradora do bairro da Liberdade e aproveitou a ação para atualizar a carteira de vacinação de seu filho de 11 anos.

“Aproveitei a proximidade com a nossa casa, para trazer meu filho aqui para vacinar contra a gripe. Vou levar ele ainda para fazer massagem e ter uma consulta com o optometrista”, disse.

Já Paula Cristina, de 37 anos, mora em outro bairro, mas veio participar da ação para expedir a segunda via de sua carteira de identidade.

"Minha carteira de identidade molhou e por isso eu precisava tirar uma segunda via. Quando soube da realização dessa ação, quis resolver logo o problema e consegui!”, relata.

Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC, enfatizou a preocupação da Prefeitura em disponibilizar de forma facilitada e descentralizada serviços gratuitos para toda a população. “Nós levamos atendimentos variados e serviços de boa qualidade para a população de Santarém. Para isso, contamos com a apoio das secretarias e coordenadorias do município, além da parceria com empresas privadas e demais instituições”, disse.

Descentralizar ao máximo os serviços, facilitando o acesso aos cidadãos é missão da gestão. "Desde o início do nosso mandato entendemos que para que todos pudessem ter acesso aos serviços da Prefeitura e parceiros era necessário descentralizar. Por isso, que o PPBC é um programa de sucesso e com eficiência comprovada", destaca o prefeito Nélio Aguiar.

A ação contou com o trabalho da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de registro de casamento,  dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Equatorial Energia para negociação de débitos e cadastro na tarifa social; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, dentre outros; da UMES para emissão de carteira de estudante; do convênio Mais Vida Saúde e dos Correios.