3. Santarém 362 anos
  4. Santarém 362 anos: gratidão e renovação de fé marcam a Missa Mocoronga
Santarém 362 anos: gratidão e renovação de fé marcam a Missa Mocoronga Autor: Agência Santarém

Santarém 362 anos: gratidão e renovação de fé marcam a Missa Mocoronga

Geisa de Oliveira
Celebração contou com o canto coral das crianças das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do projeto Transformar Vidas.

No dia do aniversário de Santarém foi realizada a tradicional Missa Mocoronga, celebrada na Catedral Metropolitana. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman e concelebrada pelos padres Ruy Barbosa e Alessandro Miranda. O momento de agradecimento à Deus pela pelas bênçãos alcançadas, com muito trabalho e realizações e conquista para a população da Pérola do Tapajós.

O arcebispo Dom Irineu destacou a importância da celebração da Missa Mocoronga. "Estamos no momento de louvor de glorificação por tantas dádivas, tantas benesses que nós recebemos dos nossos antepassados que aqui se estabeleceram. Aqui surgiu uma comunidade, depois uma vila, até surgir a cidade de Santarém, a Pérola do Tapajós, e a gente não pode deixar de dizer que o fundador foi um padre, um missionário que veio de fora inclusive, ele veio e sonhou que aqui poderia ser a Pérola do Tapajós, ele teve uma premonição, uma visão dessa cidade".

A 1ª leitura foi proclamada pela 1ª dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito. A Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca conduziu a celebração com cantos religiosos e canções da terra.

Ao final da celebração, aconteceu a apresentação do canto coral das crianças das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), do projeto Transformar Vidas, regidas por Marcelo Pimentel, em seguida o tradicional Parabéns, com um belíssimo bolo artístico, confeccionado por Emerson Mafra, colaborador do CRAS Alter do Chão.

De acordo com Emerson, os detalhes da pintura de decoração do bolo de aniversário retrataram os principais pontos turísticos de Santarém.

"Buscamos representar o encontro das nossas raízes e da nova Santarém, desenhamos o museu João Fona que fala das nossas raízes e a Orla da cidade que representa a transformação da cidade".

A titular da Semtras, Celsa Brito, agradeceu a Panificadora Massabor que doou um belíssimo bolo de aniversário, que foi compartilhado pela igreja e à Emerson Mafra que produziu a arte do bolo dos parabéns.

“Mais um ano com uma belíssima celebração. Este é o momento de agradecer e renovar as esperanças para mais um ano da nossa linda e acolhedora Santarém. Gratidão a todos".

O prefeito Nélio Aguiar falou sobre a data.

"A missa Mocoronga representa um  momento de gratidão de agradecimento à Deus, com a intercessão da nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição. Santarém é uma terra abençoada, temos recebido tantos presentes, tantas bênçãos, tantas coisas boas estão acontecendo em Santarém, tantas obras e transformações e melhorando ainda mais a qualidade de vida do nosso", avaliou Nélio.

Além da comunidade, participaram da Missa Mocoronga, o ex-prefeito Ronan Liberal; o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca; a deputada estadual Maria do Carmo; o deputado federal aHenderson Pinto; o vereador Carlos Martins; os secretários municipais Josilene Pinto (Finanças), Alberto Portela (Mobilidade e Trânsito), Emir Aguiar (Governo),  Jean Murilo (Urbanismo e Serviços Públicos); Ronan Liberal Jr. (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), João Paiva (Meio Ambiente) além de autoridades civis e militares.