3. Santarém 362 anos
  4. Santarém, 362 anos: Com o tema “A Natureza no Brincar”, Prefeitura abre Semana do Brincar 2023
Santarém, 362 anos: Com o tema “A Natureza no Brincar”, Prefeitura abre Semana do Brincar 2023 Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Evento coordenado pelo Núcleo de Educação Infantil

Um sucesso! Assim pode ser considerada a abertura da 4ª edição da Semana Municipal do Brincar,  evento promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a organização do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI).

A programação iniciou, na tarde deste sábado (20), em frente à Unidade de Educação Infantil (Umei) Aeroporto Velho. Lá, as 44 Unidades Infantis (Umeis e Cemeis), organizadas por polos (5) e por cores, concentraram-se para sair em caminhada pela avenida Anísio Chaves até a Praça de Eventos. Antes do inicio da caminhada, a coordenação do evento realizou o plantio de um Ipê rosa, ação alusiva ao tema desse ano, “A Natureza do Brincar”, e contou com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia.

Após a chegada à Praça de Eventos a programação continuou com a apresentação das mascotes, por polos, e grito de alegria:

Polo I – Senhor Planta - Cor Azul - Direito aprendizagem: Participar

Polo II – Girassol – Cor amarela – Direito aprendizagem: Brincar

Polo III – Borboleta – Cor Lilás - Direito aprendizagem: Conhecer-se

Polo IV – Boto cor-de-rosa – Cor Rosa - Direito aprendizagem: Expressar

Polo V – Pavão – Cor Laranja - Direito aprendizagem: Conviver

Esse ano, a Semana do Brincar está incluída na programação de aniversário dos 362 anos de Santarém. Por esse motivo, o prefeito Nélio Aguiar fez questão de prestigiar a abertura do evento.  Acompanhado da primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito, o gestor parabenizou a Educação Infantil e anunciou uma boa notícia aos presentes, a Semana Municipal do Brincar.

“Nós estamos aqui abrindo a programação de aniversário de Santarém, 362 anos, com a Semana do Brincar e nos próximos dias teremos várias obras da educação para entregar à população, entre elas, 12 Umeis, e esse evento é muito importante porque sabemos da importância do brincar na vida das crianças e nós, sabendo da importância desse evento, antes de vir pra cá já fiz um contato com a nossa Procuradora Jurídica do município, Dra. Paula Piazza e nós vamos elaborar e encaminhar para a Câmara Municipal de Santarém para aprovação um Projeto de Lei que cria a Semana Municipal do Brincar no município de Santarém, a Semana do Brincar passará a ser lei e assim tenhamos sempre a realização desse evento”.

Após a abertura oficial da Semana do Brincar feita pelo prefeito Nélio Aguiar com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia e da Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) Aline Fernandes, a Banda musical da Policia Militar fez uma apresentação especial com músicas que contagiaram os presentes.

A coordenadora do NTEI, Aline Fernandes, disse que o objetivo é promover ações lúdicas de acordo com a proposta disponibilizada pelo NTEI da Semed.

“Hoje, fizemos a abertura apresentando o tema desse ano, “A Natureza do Brincar e durante a semana cada Unidade Umei ou Cemei fez o seu planejamento de acordo com sua realidade e estará com sua programação direcionada ao tema do brincar, nosso principal objetivo é resgatar algumas brincadeiras, deixar um pouquinho a tecnologia de lado e promover o resgate das brincadeiras, então, no decorrer da semana até o dia 28 vamos tá com a programação nas Unidades”, disse Aline.

“Essa já é a 4ª semana do brincar e com esse tema a gente dá relevância à importância do brincar, do lúdico, da preservação de valores, fazer com que as crianças, na brincadeira, possam interagir umas com as outras. Na abertura da programação nós fizemos o plantio de uma árvore, um Ipê rosa, simbolizando que a criança é como uma árvore, a gente tem que regar, cuidar, dar o amor necessário para que ela possa, no futuro, dar frutos, a criança a mesma coisa,  o amor é fundamental para que ela (criança), ao crescer, possa ser um/a cidadão/ã de fato, capaz de transformar também a sociedade”, destacou a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.

Ainda durante a programação, houve uma homenagem aos Pedagogos pela passagem do Dia do Pedagogo, celebrado neste 20 de maio.

Sobre a data

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Essa data é importante para reforçar que brincar é um direito de todas as crianças e que atividades lúdicas beneficiam seu desenvolvimento em aspectos como a criatividade, a educação, o bem estar e a convivência comunitária.

Desde 1998 o dia 28 de maio é a data consolidada como o Dia Internacional do Brincar.

Em Santarém, para celebrar a Semana Municipal do Brincar as 44 UMEIS/CEMEIS promovem ações lúdicas de acordo com a proposta disponibilizada pelo Núcleo Técnico de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.