3. Santarém 362 anos
  4. Santarém, 362 anos: casamento coletivo oficializa união de 50 casais às margens do rio Tapajós
Santarém, 362 anos: casamento coletivo oficializa união de 50 casais às margens do rio Tapajós Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A cerimônia fez parte do aniversário de 190 anos da Comarca de Santarém e abriu a programação de aniversário de Santarém

Foi às margens do Rio Tapajós, em frente ao encontro dás águas dos rios Tapajós e Amazonas, frente ao Centro Cultural João Fona, que no início da noite deste sábado, dia 20, cinquenta casais deram um "Sim" coletivo, formalizando a união civil. A cerimônia fez parte da programação das comemorações dos 190 anos da Comarca de Santarém e abriu oficialmente a programação de aniversário de 362 anos de Santarém.

E foi ao som da marcha nupcial, executada pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, regida pelo maestro Rafael de Macedo Brito, que os casais tiveram suas uniões formalizadas.

Cada um dos 50 casais tinha uma linda história de Amor para contar, muitos em união estável e outros iniciando uma vida a dois.

É incontestável para o "Dia do Sim", que não existe idade para realizar um grande sonho. Um dos casais contou que estava em união estável há 34 anos e meio e resolveram formalizar a relação. “Temos 3 filhos, uma neta e já a caminho do segundo neto. Como sempre digo, que chega um ponto que talvez seja a única coisa que falte, graças a Deus nós vivemos bem durante todos esses anos, nós vivemos uma união, um companheirismo, uma entrega, e muito amor na nossa família. Confidenciou a noiva Delma Ferreira Mota. O noivo Amauri Maciel da Costa contou que esse momento é bom por estar realizando um desejo não só deles, mas, também, da família. “Se Deus quiser vai dar tudo certo,” disse esperançoso.

O casal Eládio Sousa Pimentel e Gracilene Viana Roberta foram sorteados e ganharam um final de semana num hotel da cidaadepara fazer a 'Lua de Mel'. “É uma satisfação entre 50 casais sermos contemplados, nessa noite no hotel Barrudada, um grande presente,” disse Eládio PImentel.

Fernando Resende Lima, auxiliar de padeiro, contou sobre vivenciar este momento. “A gente está juntos há 9 anos, estou nervoso, mas alegre por dentro, com certeza vai dar certo, não imaginava casar assim, mas a vida nos oferece muitas surpresas disse o noivo e a noiva também contou estar realizando um sonho, que hoje teve a oportunidade.

O evento foi realizado pela Comarca de Santarém e Prefeitura Municipal, através das secretarias de Assistência Social, de Cultura, de Educação, de Infraestrutura, Agricultura e Pesca, e de Mobilidade e Trânsito. A iniciativa contou com apoio do cartório do 3º ofício.

"Toda a Secretaria fica envolvida, todos os setores, demais secretarias de governo, todo mundo deu uma ajuda. Nós temos aqui pessoas com três anos de união, com 20 e com quase 40 anos de união, e estão com essa oportunidade de estar fazendo a consumação deste ato, através da união civil, uma parceria muito importante com o cartório e um lugar maravilhoso aqui em frente à cidade, frente a um prédio histórico, e com certeza todos nós estamos muito emocionados", ressaltou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

"Dando continuidade aos 190 anos da Comarca de Santarém, uma grande parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém através da Semtras, nós estamos realizando o casamento coletivo com 50 casais, um momento único nessas famílias, desses casais e o ´poder judiciário fica agraciado em estar participando deste momento com eles,” disse o Diretor do Fórum de Santarém, juíz Gabriel Veloso de Araújo.

"É um momento muito marcante na vida dessas pessoas, na história da Comarca de Santarém pelos seus 190 anos, e pelos nossos 362 anos de Santarém, abrindo a nossa programação hoje. É um momento de muita emoção, cada um tem uma história, cada um tem um tempo de união, tomaram essa decisão de celebrar, de realizar esse casamento e todo esse amor entre eles, nessa paisagem maravilhosa e única que é o encontro das águas, é uma celebração muito bonita, parabéns a nossa Secretária da Assistência Social Celsa e toda sua equipe que se envolve com muito amor, se prepara com muito carinho esse casamento coletivo. A nossa missão além de cuidar da cidade o mais importante é também cuidar das pessoas e isso a gente faz. Principalmente, através da Assistência Social, não tem foguetes, não tem placas, mas são cerimônias como esta que faz muito bem para cada casal," avaliou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O pastor Valmir Sarmento deu uma palavra sobre união para os casais. A oficialização foi realizada pelos juízes Gabriel Veloso de Araújo; Rômulo Nogueira de Brito; Laercio de Oliveira Ramos; Wallace Carneiro de Sousa; Leonardo Batista Pereira Cavalcante; David Weber Aguiar Costa; Rafael Alvarenga Pantoja; e a participação de Beatriz Andrade com música, voz e violão.

O Secretário Regional de Governo, José Maria Tapajós esteve representando o Governador Helder Barbalho na celebração.

Ao lado do Centro Cultural foi montado um espaço com bolo para que os noivos pudessem registrar esse momento. Ao final da celebração, os casais puderam levar para casa um bem casado como lembrança da cerimônia.

Toda cerimônia foi musicalizada pela Filarmônica Prof. José Agostinho.