3. Mobilidade e Trânsito
  4. SMT realiza parceria com a Rede de Proteção à Mulher em comemoração ao 8 de março
SMT realiza parceria com a Rede de Proteção à Mulher em comemoração ao 8 de março Autor: Tadeu Pinho

Tadeu Pinho
Blitz educativa reforça o compromisso dos órgãos na proteção e defesa dos direitos femininos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou, no Dia Internacional da Mulher, uma blitz educativa na avenida Sergio Henn, em frente à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A ação foi realizada em parceria com a rede de enfrentamento da violência contra a mulher.

A educadora de trânsito da SMT, Lídia Speroto, falou sobre a parceria no evento. “Esta parceria é muito importante para mostrar o real valor das mulheres, através da distribuição de kits com material educativos que tratam sobre seus direitos. Sempre digo que passou-se o tempo que mulher pilotava só o fogão, hoje ela vai mais além, pilota máquinas e muitas vezes, máquinas pesadas, esse é um dos exemplos do empoderamento da mulher. Essa realização é justamente pra mostrar e comemorar tantas conquistas que as mulheres alcançaram, e eu creio que vamos alcançar ainda mais”, destacou.

Durante a blitz, Diany Castro, coordenadora da Fundação ParáPaz do Baixo Amazonas, reafirmou que a conquista das mulheres no trânsito.

"Lugar de mulher é no trânsito ou em qualquer lugar. Estamos aqui para mostrar um dado, no Çairé tivemos a comprovação que não tivemos acidentes, pois os homens que bebiam, a mulher passou a conduzir o veículo e não tivemos acidentes”, demonstrou.

A condutora Márcia de 37 anos ressaltou a importância da blitz, para repassar informações sobre os direitos da mulher. "É muito importante até pelo fato de nós mulheres estarmos buscando mais conhecimentos e eventos como esse nos fazem crescer ainda mais, pois passamos a conhecer melhor os nossos direitos. Isso melhora até a nossa autoestima”.

A busca de ajuda para coibir a violência da mulher é uma dos fatores importantes  para que a mulher se empodere dos seus direitos, lembrou a coordenadora administrativa da Patrulha Maria da Penha.

“Infelizmente os índices de violência estão alarmantes, vemos marido maltratando a mulher, filho e agredindo mãe. A violência está em todos os lares, independente de raça ou de classe social. Muitas mulheres estão sofrendo, por isso estamos aqui para dizer: não sofra, procure ajuda, procure conversar, procure entender quais são os seus direitos, tudo tem jeito, e não queremos que a mulher seja vítima de violência a vida toda, Nos procure que vamos lhe ajudar. A mulher não está sozinha, ela tem toda uma equipe de mulheres empoderadas, guerreiras, que trabalham e lutam por mulheres que precisam dos nossos órgãos de proteção de seus direitos”.

A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Andreza Alves, destacou da importância do evento. “É uma blitz muito importante que visa trazer de forma simbólica, à tona, esse assunto que é de interesse público: o combate à violência contra a mulher. É um dia de comemoração de conquistas já alcançadas até hoje na sociedade. Muitas mulheres já foram muito subjugadas no passado. Ainda precisa melhorar muita coisa? Obviamente sim, por isso, hoje é um dia para comemorar, e um dia para falar que precisamos lutar ainda mais, ainda temos muita coisa para fazer, tanto no campo profissional, no campo político, no social, de forma geral, vamos comemorar sim, mas vamos lutar por mais direitos”.

A delegada falou ainda que a mulher precisa saber que tem direito importantes, que tem direitos infringidos, mas que tem redes de atendimentos para apoiá-las e uma rede bastante estrutura, especializada, com atendimento multidisciplinar, promotoria especializada, abrigo de mulheres, o Maria do Pará, que realiza um atendimento muito importante de acompanhamento de mulheres vitimas de violência.

Andreza Alves finalizou informando que Santarém tem uma estatística de violência conta a mulher muito elevada e que sempre diz que aqui os homens não são mais violentos, "Aqui, as mulheres têm conhecimentos de seus direitos e tem um serviço de excelência, então ela com esses conhecimentos, busca os órgãos para garantir esses direitos".

Santarém conta com os seguintes órgãos, na Rede de Proteção à mulher: Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher - Centro Maria do Pará; Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, por meio dos CRAS; Patrulha Maria da Penha; Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores; Vara da Violência Doméstica, Delegacia da Mulher e OAB Santarém. A mulher conta ainda com o disque denúncia de violência contra seus direitos, por meio do número 180.