3. Mobilidade e Trânsito
  4. Sinalização com botoeiras é instalada no cruzamento da Rui Barbosa com Silvino Pinto
Sinalização com botoeiras é instalada no cruzamento da Rui Barbosa com Silvino Pinto Autor: Tadeu Pinho

Tadeu Pinho
O novo equipamento oferece mais segurança aos pedestres, principalmente, pessoas com dificuldades visuais.

Como forma de garantir maior segurança no trânsito em uma das vias mais movimentadas do município, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), implantou nesta terça-feira (14), no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Travessa Silvino Pinto o sistema de acionamento do semáforo, com botoeiras, para facilitar a travessia, principalmente dos pedestres com dificuldades visuais.

Em uma entrega simbólica, com a presença de representantes da entidade que representa as pessoas com dificuldades visuais, o titular da SMT, Paulo Jesus, deu mais detalhes sobre o equipamento.

"Esta era uma das reivindicações da entidade que representa as pessoas que tem alguma dificuldade com a visão e hoje se concretiza. A implantação das botoeiras garante melhor acessibilidade neste perímetro da Rui Barbosa, aumentando a segurança para os condutores de veículos e pedestres, pois além do sistema de botoeiras, melhoramos outras situações de acessibilidade, como a rampa de acesso do cadeirante e a revitalização das sinalizações horizontais e verticais”, explicou.

Paulo Jesus falou ainda sobre o trabalho do setor de educação no trânsito que acompanhou a implantação na manhã de hoje.

“Temos um grande trabalho para que a população se habitue em utilizar as botoeiras, por isso estamos com nossa equipe de educação no trânsito, distribuindo material informativo sobre como utilizar esse novo equipamento e esse será um trabalho constante".

O presidente da Associação Santarena para a Inclusão de Pessoas Cegas e com Baixa Visão (ASSIC), Jeter Resende, destacou essa nova conquista.

“Esse é o resultado de uma discussão que a gente vem tendo com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito. Essa é uma demanda antiga das pessoas cegas e com baixa visão. Ano passado tivemos aprovação na Câmara e, agora, a SMT começa seu programa de mobilidade acessível com este sinal sonoro, que se soma com o que tem na Fernando Guilhon, em frente ao shopping, e vários outros que serão instalados em outros pontos da cidade”, disse.

O presidente destacou ainda as outras melhorias que foram feitas no local.

“A Prefeitura não somente instala o sinal com botoeira, mas também, trabalha para nivelar o piso, constrói as rampas de acesso. Isso facilita a vida de quem tem problema visual seja ele cego ou de baixa visão, que tem dificuldades por falta de adequações para sua melhor mobilidade. Todo esse trabalho é uma garantia de direito que está assegurado na lei 13.146/2015 que trata sobre a acessibilidade”.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

O prefeito Nélio Aguiar informa que a atual gestão valoriza a política de inclusão em todas as áreas e no trânsito não é diferente. "O que pode parecer um gesto simples para alguns é de extrema importância para o dia de muitos santarenos. Essa política de inclusão será sempre fortalecida em nossa gestão", disse o prefeito.

Como funciona o sistema de botoeira?

1. Para as pessoas que têm dificuldades visuais, o equipamento possui uma escrita em braile, que orienta para o acionamento do botão. Qualquer pessoa pode acionar o botão para a travessia na faixa de pedestre.

2. Ao apertar o botão, o sistema será acionado para parar os veículos da pista de rolamento, alterando o sinal verde, para o amarelo e por último para o vermelho.

3. Ao acender o sinal verde, para a travessia do pedestre, será emitido um sinal sonoro (bip), por 35 segundos, que permitirá passagem das pessoas para o outro lado da pista

4. Após o tempo de trinta segundos, voltará a acender o sinal vermelho da faixa de pedestre e acionar o sinal verde para os condutores de veículos seguirem seu trajeto.

5. Só poderá ser acionado novamente para a próxima travessia, após um minuto do último acionamento da botoeira.