Na reunião ordinária do Conselho Municipal de Transportes (CMT) realizada hoje, quinta-feira, 13, os novos conselheiros, representantes do governo, foram apresentados. No entanto, um dos pontos mais debatidos foi a solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santarém (Setran), que propôs a alteração do embarque de passageiros para a porta dianteira dos ônibus.
A proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho. Com isso, a mudança será implementada em 100% da frota de ônibus urbanos a partir do próximo dia 24.

O advogado do Setran, Tiago Ferreira, afirma que a medida aumenta a segurança dos passageiros durante o embarque, alinhando Santarém a outras cidades brasileiras que já adotam este modelo.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, ressaltou a importância de uma ampla campanha de divulgação sobre a mudança.
"Precisamos garantir que toda a população esteja informada sobre como será a nova dinâmica de embarque, além de promover treinamentos específicos para motoristas e cobradores".
Glória Bandeira, chefe da Divisão de Controle e Planejamento de Transportes, informou que a adequação seguirá um padrão nacional e que a mudança também visa otimizar a organização do embarque e desembarque.
"Essa alteração traz mais segurança, controle e fluidez ao sistema de transporte público, garantindo uma experiência melhor para os usuários".
A novidade gerou diferentes reações entre os passageiros. Para Edissimar Matos, representante da Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), que utiliza diariamente o transporte coletivo, a mudança foi positiva.
"Acho que vai facilitar bastante, principalmente na questão da segurança. Às vezes, do jeito que é hoje, tem muita confusão no embarque. Se organizarem direitinho, vai ser bom para todo mundo", opinou.
Com a decisão tomada, a expectativa agora é para a adaptação dos passageiros e trabalhadores do setor, que passarão por treinamentos nas próximas semanas. A SMT e as empresas de transporte reforçam que continuarão monitorando o processo para garantir uma transição tranquila e eficaz.