3. Mobilidade e Trânsito
  4. Novos agentes de trânsito concluem capacitação sobre preenchimento do Boletim de Ocorrência de sinistros nas vias públicas
Novos agentes de trânsito concluem capacitação sobre preenchimento do Boletim de Ocorrência de sinistros nas vias públicas Autor: Educação de Trânsito SMT

Tadeu Pinho
A formação foi ministrada por técnicos da SMT e Polícia Rodoviária Federal.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT,  finalizou na segunda-feira, 10, a capacitação sobre o preenchimento do Boletim de Ocorrência (B.O) de sinistros de trânsito, nas dependências do Centro Universitário da Amazônia (Unama). A formação foi direcionada aos novos agentes de trânsito da SMT.

Alberto Portela, titular da pasta, avaliou como positiva a formação. “Muito positiva é a nossa avaliação. Essa formação foi importante para subsidiar nossos novos servidores que, a partir de agora, se sentem mais capacitados para o preenchimento dos boletins e seguros, também, quanto as abordagens aos envolvidos nos sinistros de trânsito e aos procedimentos corretos para subsidiar os laudos periciais das instituições responsáveis por essa finalidade”, destacou.

"A PRF recebeu convite do secretário da SMT para participar desse treinamento e ministrar algumas palestras nesse curso e durante três dias. A PRF ministrou palestras, como atendimentos de acidentes e sobre identificação veicular, tanto com atividades práticas e teóricas. Foi muito positiva, com a participação massiva dos agentes. Percebi que demostraram bastante interesse pelos temas, com a participação efetiva deles. A PRF faz um balanço positivo. Temos a certeza que os agentes realmente abosorveram o conteúdo e eles conseguem fazer agora, na prática, e podem aplicar esses conhecimentos adquiridos em sala de aula, para auxiliá-los em seu trabalho no dia a dia”, informou Edioberto Sá de Oliveira, chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal.

O chefe da Divisão de Educação no Trânsito, João Betcel, ressaltou a importância do conteúdo prático para a qualificação dos dados do B.O.

“Todos os conteúdos foram abordados com embasamento teórico, conforme as atribuições que rege a Legislação do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. E todas a práticas foram direcionadas para a clareza, quanto ao preenchimento dos B.O's, para qualificação no que se refere à coleta de dados do ocorrido, para o real levantamento dos sinistros de trânsito e suas causas”, explicou.

A agente Linhares (primeira da direita para a esquerda) também avaliou como importante a capacitação.

“A capacitação foi muito importante para que nós como agentes, possamos desenvolver nosso trabalho corretamente, no que se refere ao preenchimento dos Boletins de Ocorrência. Esse curso de levantamento de sinistro veio aprimorar ainda mais nossa formação, para que nos possamos exercer nossa função com mais segurança em nossas abordagens, dentro da legalidade, obedecendo as normas do Código de Trânsito Brasileiro”, finalizou.

O trabalho de formação dos novos profissionais iniciou no dia 07 de abril, teve aulas práticas na Alameda Rosa Branca, via próxima à Unama. A Secretaria de Mobilidade e Trânsito informou que outras formações serão realizadas para atualização de conhecimentos, com o intuito de oferecer mais qualidade na abordagem dos agentes.