3. Mobilidade e Trânsito
  4. Em audiência pública, Prefeitura e sociedade debatem a licitação do serviço de transporte coletivo urbano
Em audiência pública, Prefeitura e sociedade debatem a licitação do serviço de transporte coletivo urbano Autor: Agência Santarém

Tadeu Pinho
A finalidade foi abrir sugestões e esclarecer dúvidas sobre o certame.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou, nessa terça-feira (14), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a audiência pública sobre a licitação para concessão do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros do municipio, que contou com a presença de lideranças comunitárias e diversas instituições e entidades da sociedade civil organizada.

Paulo Jesus: "Audiência é mais uma etapa para construçãoo do processo licitatório".

Na mesa de abertura do evento, o titular da SMT, Paulo Jesus, destacou a importância do evento. "Estamos reunidos hoje para cumprir mais uma missão, exercendo o nosso papel de agente público e cidadão. Esta audiência pública é importante por conta da participação e colaboração de todos, para a construção de mais uma etapa desse processo licitatório da concessão dos transportes coletivos urbano, seguindo uma exigência da lei de concessões, como parte da construção do certame, para que a sociedade civil, principalmente, o usuário, possa trazer sua colaboração na construção do processo para a melhoria do serviço”, disse.

Paulo Jesus falou ainda que é de fundamental importância a participação de todos, principalmente, para aqueles que dependem diariamente do serviço de transporte coletivo.

Representando o prefeito Nélio Aguiar, o secretário de Governo, Emir Aguiar, avaliou que a audiência pública foi mais uma etapa vencida, neste processo. "Agora estamos vencendo mais uma etapa para a construção deste processo licitatório. A partir daqui vamos aprimorar e fortalecê-los, por meio das sugestões aqui apresentadas, para que possamos, como falou o nosso secretário, de forma bem organizada e ordeira sermos objetivo nas necessidades reais do transporte coletivo”.

Emir Aguiar: "Com a audiência, vamos fortalecer o processso licitatório".

O vereador Erlon Rocha destacou o papel do Legislativo Municipal. “Esperamos que dê tudo certo, que possamos sair com boas ideias. Que posamos dar o andamento positivo, tanto para os empresários, quanto para os cidadãos que precisam do transporte coletivo. Como vereador estamos aqui para acompanhar e fiscalizar até o fim este processo, para que posamos chegar a um denominador comum para buscar essas melhorias”, disse o parlamentar, que representou a Câmara Municipal.

Vereador Erlon Rocha representou a Câmara Municipal de Santarém.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Transportes (CMT), Marta Zoraivia, o papel da entidade é contribuir para que o certame seja tranquilo, pautado na realidade de Santarém.

"Que possa seguir os tramites legais, que não vislumbremos sonhos que não podemos colocar na prática, a exemplo do que foi o último processo. O que queremos é que o processo seja concluído e o objeto da licitação seja entregue, para que possamos ter um transporte de qualidade".

Marta Zoraivia, presidente do CMT.

Após a abertura, foi formada a segunda mesa com os técnicos da SMT, que abordaram as seguintes temáticas: aspectos legais dos serviços públicos no municipio de Santarém, a atual conjuntura do transporte público no município e a concessão do transporte coletivo de Santarém. Em seguida, foram abertas as inscrições, para sugestões e questionamentos dos participantes da audiência.

Estiveram presentes na audiência, representantes da APAE; Polícia Militar; Policia Rodoviária Federal; SEMAP; UFOPA (Diretório Acadêmico, Proges, CAD Borari); Movimento Kizomba; Setrans; empresas de transportes; sindicatos (Sinprosan, Sintrosan, Sirsan, Urbanitários); Associação de Igrejas; UMCS; Adefis; Famcos; Unecos; Pastoral da Juventude; Associações do Moradores dos bairros Floresta, Vitória Régia, Matinha, Interventoria, Ascoprujop, Jardim Santarém, Diamantino, Comunidade Diamantino/Mararu, Maracanã, ASBAM, AMPAVES, AMPRUC, Urumanduba, AMBBEVIS, São Francisco, Área Verde, Ambavir, AMOPRUPE; Conselho Comunitário do Aerporto Velho, CCBJA, Santo André, Alvorada; imprensa; além dos vereadores JK do Povão e Biga Kalarare.