Com o intuito de uma atuação com mais agilidade nas ocorrências, fiscalização e rondas das equipes de agentes de trânsito, é que Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou na última quarta-feira, 19, um treinamento sobre motopatrulhamento para reforçar a segurança no trânsito nas vias públicas do município.
O titular da SMT, Alberto Portela, deu mais informações sobre a formação.
"Estamos sempre com um trabalho voltado para dar subsídios a nossa equipe de agentes de trânsito para melhorar suas ações nas ruas de Santarém. Esse treinamento é mais uma forma de melhorar as abordagens e dar mais agilidade em casos em que precise há necessidade de uma resposta urgente, quanto a segurança no trânsito no nosso município".
"Esse treinamento permite que os nossos agentes tenham uma vantagem a mais em seu trabalho, relacionado ao tempo, pois com as motos a resposta nas ocorrências e fiscalização e mais ágil, já que elas se locomovem com maior rapidez em áreas de difícil acesso", explicou o chefe da Divisão de Fiscalização da SMT, Marcos Alexandre Figueira.
O agente de fiscalização Lopes afirmou que o treinamento dará condições de uma melhor condução das motos, em situações de ocorrências que necessite das técnicas de alta velocidade.
"Nesse treinamento, aprendemos diversas técnicas para condução das motos em várias situações, com noções sobre como dirigir em baixa e alta velocidade, para garantir a segurança tanto para nós agentes, quanto para a população, principalmente quando tivermos que atender ocorrências que requeiram alta velocidade”.
Ainda segundo o agente, foram apresentados os principais EPI’s a serem utilizados e as principais circunstâncias que necessitam de atenção redobrada nas ocorrências como passagem sobre ponte, desvio de um buraco, frenagem em momento de risco e em situações quando uma criança atravessa sem a devida atenção.
Lopes completou informando que a equipe dos agentes pretende construir um projeto para organizar um grupo de motociclistas para aperfeiçoar as técnicas para oferecer maior segurança à sociedade.
O treinamento contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), com orientações dos instrutores e agentes especializados de motocicletas, do órgão, do SAMU, Rocam e Grupo Tático Operacional.