3. Infraestrutura
  4. Prefeito Nélio assina Ordem de Serviço para a retomada e conclusão das obras do Hospital Materno Infantil
Prefeito Nélio assina Ordem de Serviço para a retomada e conclusão das obras do Hospital Materno Infantil Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Prazo para entrega, por parte da empresa vencedora da licitação, é de cinco meses.

Com a presença de vereadores, secretários municipais e do secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, o prefeito Nélio Aguiar assinou a Ordem de Serviço que autoriza a retomada das obras para a conclusão do Hospital Materno Infantil (HMI), que tem por principal objetivo expandir o atendimento e garantir assistência à saúde das mães e crianças de Santarém e de municípios da região Oeste do Pará.

Para o prefeito, o dia de hoje representa a retomada de um compromisso assumido com a população para o término desta importante obra, que será referência quando o assunto se tratar da saúde de mães e de seus bebês.

"Tivemos que rescindir o contrato com a empresa anterior, porque observamos que ela não estava dando conta da obra, atrasando medições e consequentemente toda obra. Não pensamos duas vezes em começar um novo processo imediatamente para retomar essa obra que começou no governo passado, e desde que assumimos a gestão, nos comprometemos em terminá-la e é isso que estamos fazendo. Foram muitos obstáculos superados, mas nunca perdemos de vista o objetivo maior: proporcionar um espaço moderno, equipado e acolhedor para a saúde materno-infantil em Santarém. Essa obra não é apenas concreto e estrutura, é um compromisso com o futuro, é um símbolo do nosso cuidado com as vidas que se formam e se desenvolvem em nossa cidade. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para que este momento fosse possível, desde a comunidade que acreditou em nosso trabalho até as equipes dedicadas que, mesmo diante dos desafios, persistiram”, argumenta Nélio.

A nova unidade hospitalar será concluída pela empresa Marco X Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório para retomada das obras, tendo à frente a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

No contrato, o prazo para o término da obra é de cinco meses. O investimento neste projeto será de R$ 16.825.843,73 com contrapartida do governo federal e do município. O engenheiro e secretário Municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, reafirmou o compromisso, de junto à equipe de engenharia, fiscalizar de perto cada andamento da obra do HMI.

"Nós estaremos aqui todos os dias, acompanhando cada detalhe da execução, vendo de perto o que está sendo feito e o que ainda falta fazer. A obra em si, já está com mais da metade concluída, o que falta são detalhes que a partir de hoje iremos agilizar para que possamos entregar ainda neste ano de 2024", afirmou Daniel Simões.

Com a Ordem de Serviço assinada, a empresa ja deu início aos trabalhos preliminares de limpeza e conhecimento específico para dar prosseguimento na conclusão da obras. Quando for entregue à população, serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.