O prefeito Nélio Aguiar participou nessa segunda-feira, 09, de uma reunião, por videoconferência, com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, e representantes da Defesa Civil Estadual. Em pauta, a situação de emergência provocada pela forte estiagem que atinge o município de Santarém, principalmente as comunidades da região de ribeirinha.
"Nós expomos a situação de emergência pela qual estamos passando, devido à estiagem e, principalmente, as dificuldades da população para ter acesso à água potável e alimentos. Por isso, nós solicitamos o apoio do Estado, com ajuda humanitária, em decorrência desta grande seca", explica Nélio.
Na última semana, o prefeito declarou situação de emergência nas áreas ribeirinhas diretamente afetadas pela estiagem. O Decreto nº 847/2023 atende ao Parecer Técnico nº 001/2023 da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Mais de 170 famílias estão sendo prejudicadas, em especial as residentes na região do Arapixuna (comunidade Alto Jari e Centro do Marimarituba); região do Aritapera (comunidade Enseada do Aritapera), região do Tapará (comunidade Igarapé da Praia) e região do Urucurituba.