3. Governo e Administração
  4. Prefeito Nélio Aguiar aponta áreas estratégicas para novos investimentos do Governo do Estado em Santarém
Prefeito Nélio Aguiar aponta áreas estratégicas para novos investimentos do Governo do Estado em Santarém Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Infraestrutura, abastecimento e saneamento básico, saúde e desenvolvimento econômico estão entre as áreas consideradas prioritárias para os próximos anos

Investimentos em áreas estratégicas como infraestrutura, abastecimento e saneamento básico, saúde e desenvolvimento econômico estão entre as pautas prioritárias de Santarém direcionadas ao Governo do Estado. Elas foram apresentadas durante a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (2024-2027) e da Lei Orçamentária Anual (2024), realizada no município na última sexta-feira (31), que contou com a participação de 12 municípios da Região de Integração do Baixo Amazonas.

Prefeito Nélio Aguiar: mais investimentos e obras para Santarém

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a audiência foi de fundamental importância porque a sociedade pôde participar ativamente desta construção, considerando o Orçamento apresentado. Nélio, também, aproveitou a oportunidade para elencar investimentos em áreas estratégicas: saneamento básico e abastecimento, infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico.

"Consideramos essenciais a ampliação da rede de abastecimento de água e da rede de esgotamento sanitário e estações de tratamento de esgoto, aumentar as parcerias para avançarmos na pavimentação e drenagem de ruas. Nesse pacote de infraesturura está, também, a pavimentação da Rodovia Translago [PA-257] até Juruti, a construção do novo Terminal Rodoviário, a conclusão da Interpraias do Pajuçara até a praia de Aramanaí, em Belterra, a construção do Terminal Hidroviário do Aninduba, a construção do Terminal Fluvial Turístico de Alter do Chão, o asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras. Na área da saúde, destacamos a construção do Hospital Regional de Trauma, a ampliação do HRBA, bem como a modernização do seu parque tecnológico e a construção do Hospital da Mulher, já na área de desenvolvimento econômico incluímos a construção do Parque de Bioeconomia em Santarém", exemplificou o gestor.

Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), a previsão de Receita projetada para 2024 é de cerca de R$ 11,5 bilhões, que serão aplicados a fim de atender as demandas apresentadas no PPA. O processo de elaboração do PPA e LOA deve ser encerrado no segundo semestre de 2023.

Aqui você tem acesso ao documento entregue pelo prefeito Nélio Aguiar à secretária de estado de Planejamento, senhora Elieth Braga.

Todos os Anexos: