O Projeto Réplicas Tapajônicas abriu, na manhã desta quinta (19/12), no Centro Cultural João Fona (CCJF), a V edição da Exposição Presépios Natalinos em Cerâmica. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
“É um dos simbolismos mais tradicionais representativos do nascimento de Jesus Cristo. O grafismo da cultura originária tapajônica estão em destaque nas peças’’, informou o mestre ceramista Elves Costa.
Leia também:
- Retrospectiva 2024: NTVS fortalece a saúde pública em Santarém com mais de 816 mil atendimentos e ações
- Retrospectiva 2024: Cerest e VISAT realizam mais de 1.400 ações voltadas à saúde do trabalhador
- Santarém avança com serviços de sinalização viária
“Foram seis dias de oficina, com as etapas de moldagem, modelagem, mista, secagem, a pintura antes e pós-queima das peças. Hoje, abrimos para o público em geral, nas dependências deste Centro Cultural. Importante expandir cada vez mais essa arte em cerâmica dos nossos antepassados, vinculado ao simbolismo da cena histórica que é o nascimento de Cristo e acrescentado os simbolismo da Amazônia”, detalhou Costa.
__________
Ao todo, 06 pessoas participaram da oficina, sendo que cada uma produziu de 03 a 07 peças, quando foram usados grafismos da cultura originária tapajônica.
__________
A primeira contemplação da mostra no CCJF foi da empresária do setor ceramista de Uruará (PA) Clesiane Moreira e familiares. O Centro Cultural foi uma das escolhas para rota turística.
"É um dos pontos turísticos de Santarém interessantes porque remete ao passado histórico e as novidades, dentro dele, aguçam o nosso olhar, a exemplo desta beleza de produção em argila. Em nossa cidade, eu trabalho com esse tipo de matéria-prima na fabricação de tijolo, mas ainda não tinha visto sendo usado na produção de personagens de presépios. Magnífica produção dessa oficina", destacou a empresária.
O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, área da Praça Barão de Santarém. O expediente é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h (dias úteis).
A exposição prossegue até do dia 06 de janeiro, data alusiva ao Dia de Reis, também conhecido como Dia dos Santos Reis, festa cristã que celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus.