1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família participam de curso de paletes
Usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família participam de curso de paletes Autor: Agência Santarém

Usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família participam de curso de paletes

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Vinte pessoas aprenderam as técnicas necessárias para transformar o que seria descartado nos lixos da cidade

Com objetivo de ensinar sobre o uso e conscientizar os participantes a importância do cuidado ao Meio Ambiente e possibilitar uma renda extra, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofertaram durante uma semana o curso de materiais recicláveis utilizando Paletes.

O curso foi ministrado pela instrutora Maylin dos Santos de Souza e teve duração de uma semana com carga de 40h, no horário de 08h às 16h.

Vinte usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), aprenderam todas as técnicas necessárias para transformar o que seria descartado nos lixos da cidade em peças decorativas, cadeiras, estantes, entre outros.

“Hoje em dia, com o aumento crescente na produção de resíduos, nas ruas, nos rios e nos impactos dos aterros sanitários, a reciclagem é de extrema importância.  Fazer o uso dessa madeira de paletes que é desperdiçada por Industrias, supermercados, armazéns, galpões e nas feira, faz com que o material bruto do palete se torna importante a reutilização  como uma ferramenta de sustentabilidade e geração de Renda,” observou Jaciara Simões, coordenadora do Cras Nova República.

Talita Santos do grupo de mulheres do Paif estava entre as participantes, ela contou o que aprendeu. “Aprendemos várias coisas com o aproveitamento de madeiras que vai pro lixo e nós podemos aproveitar para fazer algo para vender e melhorar nossa qualidade de vida,” disse a participante que já vendeu algumas peças feitas por ela durante o curso.

“A gente aprendeu muito a ajudar limpar o planeta, as ruas cheias de lixo, paus jogados, e esse trabalho, que a gente aprendeu aqui ajuda a conservar o meio ambiente, fazer o aproveitamento dessas madeiras, e ainda descolar um dinheirinho,” contou José Gomes, outro participante.

Para a titular da Semtras,  o objetivo do curso foi alcançado. “O principal objetivo foi alcançado, conseguimos fazer com que a sensibilização a preservação do meio ambiente e a geração de renda fossem deixados como mensagem para a vida dos participantes. Todos estão de parabéns foram criativos, aprenderam a observar no entorno e a utilizar o que facilmente é jogado nas ruas, feiras, armazéns de nossa cidade e fazer um bom uso colocando em prática a criatividade e melhorar a renda familiar,” avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.