A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER/Semtras), promoveu mais uma etapa de treinamento para servidores públicos, com tema: Comunicação Não-Violenta (CNV).
A palestra aconteceu quinta-feira, 13, na Casa de Acolhimento Reviver (Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes) e teve como público-alvo os próprios servidores que atuam no equipamento.
"Este segundo momento de capacitação para os servidores públicos da Semtras, do Reviver, enfatiza a compreensão mútua e a cooperação entre pessoas, criando conexões positivas no ambiente institucional. É necessário um aprimoramento das relações interpessoais, tornando assim o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo", explicou Gabriel Wanghan, chefe do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda.
O palestrante Rodolfo Silva, assessor jurídico da Semtras, ressaltou a importância de trabalhar o tema no local de acolhimento.
"Esse tipo de comunicação incentiva o fortalecimento de laços de amizade, laços familiares e, também, proporciona uma educação para essas pessoas. Não é educação formal, mas educação de base, você tratar bem, falar de forma pacífica, educada, tranquila e fazer com que cada vez mais essas crianças possam se comunicar de uma forma boa, ao sair do acolhimento. Para se comunicar na escola, nas suas casas, na rua, onde quer que estejam, de uma forma educada, pacífica, tranquila, e assim se relacionarem bem com os seus amigos, seus pais, enfim. Considero que foi um ponto de reflexão para todos os servidores aqui e trouxemos esse tema muito relevante e tenho certeza que todos ficaram satisfeitos e colocarão em prática a Comunicação Não-Violenta".
A servidora pública Justina Pereira de Oliveira avaliou como foi receber as orientações.
"A palestra foi muito boa porque esse tema nos trouxe bastante conhecimento para o nosso diálogo, na nossa fala como tratar as pessoas, como conversar com as pessoas, como chegar numa pessoa e falar com ela o que você sente e ouvir o que ela sente. Um lado que, às vezes, você só quer ouvir ou então você só quer falar. Tem os dois lados, você ouve, você fala,” contou a participante.
"A ideia é que nossos servidores possam, principalmente, nesse início de ano receberem orientações necessárias para o seu bom andamento no ambiente de trabalho. Com seus colegas e principalmente com os nossos usuários, nesse caso nossos acolhidos que em maioria já veem com muitos vínculos rompidos e necessitam de uma forma mais ampla de diálogo e acolhimento,” destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.