A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está representada na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece em Belém até o dia 17 deste mês.
O servidor público da Semtras Jorlane José da Silva Santos, conhecido por JJ, participante do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), de Santarém está entre as três pessoas selecionadas para apresentar o projeto Caminho do Sucesso.
JJ contou que concluiu o ensino médio da educação básica e que foi muito importante poder estar com os colegas fazendo a apresentação do projeto.
"Essa experiência está sendo muito boa, fazer o CEEJA é muito bom, pois acompanha a nossa disponibilidade de horário para fazermos as atividades, provas, a gente recebe muito incentivo. Aqui as pessoas ficaram maravilhadas em saber desse curso que faz, para que a gente possa conseguir concluir o ensino e assim melhorar a nossa situação financeira e tem muitos que pensam até em cursar uma faculdade, foi muito bom ter sido escolhido para estar aqui", contou o servidor.
"Sabemos que nunca é tarde para estudar, buscar capacitações e aprendizagem. Ficamos felizes em saber que o nosso colaborador foi convidado para participar dessa Feira em Belém, que é uma realização literária muito importante. Agradecemos ao Estado pela realização educacional do CEEJA em Santarém e pelo apoio em levar o nosso servidor, representando o município e assim incentivar outras pessoas a concluir seus estudos", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
A programação da Feira conta com diversas ações de cultura, entretenimento e lazer. Entre elas, destacam-se: rodas de conversas, saraus, encontros literários, peças teatrais infantis e contação de histórias.
Sobre o CEEJA
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) conta com 31 unidades no estado do Pará e uma em Santarém. O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula. No CEEJA, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. As aulas são à distância, mas sempre que sentir necessidade, o estudante pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores.